DOS RETALHOS DE HELANCA À INFORMAÇÃO NO INSTAGRAM: percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE.
Instagram, Cultura do consumo, Moda, Santa Cruz do Capibaribe-PE
Este estudo tem como principal finalidade descrever o fenômeno intitulado como “feira digital” do Moda Center Santa Cruz que acontece na rede social Instagram, especialmente, a partir do período de isolamento social que ocorreu em 2020 (por meio dos decretos do Governo de Pernambuco 48.809 e 48.881) como consequência da pandemia mundial do coronavírus. Em plena “Era da Cibercultura” (Santaella 2000; 2003) os esforços em torno do digital estão cada vez mais enraizados nas sociedades contemporâneas, de modo que a vida social mescla-se com a própria interação nas plataformas digitais. Nesse sentido, as atividades comerciais do mercado vestimentar também estão alinhadas com essa demanda de “usuários/consumidores” e precisam constantemente renovar suas estratégias em torno do alto índice de informação presente online, utilizando de recursos como a infografia para dialogar com os usuários ou para a integração de todos os seus canais de venda, o omnichannel. Tendo em vista que o Moda Center Santa Cruz é o maior centro atacadista da América Latina (BEZERRA, 2018), o estudo de sua digitalização e as circunstâncias pandêmicas que o aceleraram são de importância na construção de um acervo teórico sobre o setor. Nesse intuito, buscou-se neste estudo entender quais foram as estratégias informacionais utilizadas no ambiente digital “Instagram” por marcas de moda feminina do Moda Center Santa Cruz e como as ferramentas da plataforma foram utilizadas para comercializar e propagar as coleções dessas marcas. Desta forma, utilizou-se de uma abordagem de pesquisa quali-quantitativa onde foram mapeadas cento e duas marcas de moda feminina que participam da “feira digital” e suas abordagens em torno da informação e da comunicação com o usuário consumidor. Além disso, 12% dessas marcas participaram de uma entrevista estruturada, relatando suas experiências em torno da digitalização no Instagram e das consequências da pandemia do COVID-19 para suas marcas.