PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARTEFATOS MEDIADORES DE APRENDIZAGEM BASEADOS EM SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS DE PROCEDIMENTOS PARA O ENSINO DE EXPRESSÃO GRÁFICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA
Expressão Gráfica, Ensino, Artefatos Educacionais, Design da Informação, Engenharia
Historicamente, as disciplinas de expressão gráfica nos cursos de engenharia vêm sofrendo uma redução sistemática em seus conteúdos e carga horária. Se adicionarmos a isso a quase exclusão da representação gráfica (geometria gráfica bi e tridimensional) dos currículos do ensino fundamental e médio, o estudante que ingressa nos cursos de engenharia, salvo aqueles advindos dos cursos técnicos, têm pouca ou nenhuma base significativa de conhecimentos na área de representação gráfica. Existe uma crescente preocupação, externada em publicações da área de educação gráfica, na busca de desenvolver novas estratégias e abordagens, adotando diferentes métodos e ferramentas que contribuam para o aperfeiçoamento da experiência de aprendizagem na disciplina de expressão gráfica. Nos livros didáticos de Geometria Gráfica Tridimensional (GGT) é comum encontrarmos problemas resolvidos e propostos, porém, percebemos que o detalhamento dos processos de resolução dos exercícios é motivo de queixa por parte dos estudantes. A decomposição das sequências de resolução em um maior número de etapas, em outras palavras, o passo a passo acompanhado de textos e diagramas explicativos, são solicitações frequentes dos estudantes. Tendo como base a metodologia de resolução de problemas, focamos nossa atenção no estudo de estratégias para o desenvolvimento e aplicação de sequências de resolução de problemas. Este trabalho busca estudar e investigar os processos e etapas necessárias, ao desenvolvimento de artefatos mediadores de aprendizagem (AMAs) baseados em sequências pictóricas de procedimentos (SPPs), aplicadas ao ensino e a aprendizagem, da Expressão Gráfica nos cursos de Engenharia da Universidade de Pernambuco.