Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIRA PEREIRA GOUVEIA COELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAIRA PEREIRA GOUVEIA COELHO
DATA : 11/11/2022
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA

PEDRA, PAPEL E TESOURA: Tecnologias do sensível no ensino do design.

Design; Ensino; Tecnologias do sensível; Escritas de si; Prática reflexiva.

O presente estudo parte dos três elementos do jogo “pedra, papel e tesoura” para construir confabulações que possam auxiliar na reflexão sobre possibilidades de atuação para o professor nos processos formativos do design, fundamentando-se numa combinação de metodologias diversas, especialmente a escrita de si e a prática reflexiva, constituídas com base na trajetória enquanto docente da própria autora. Articularemos relatos de vivências na docência em sala de aula e oficinas conduzidas em contextos heterogêneos do ensino de arte, artesanato e design, para refletir em torno de quais os objetivos do ensino do design no contexto de vertiginosa transformação no qual nos encontramos inseridos. Alicerçadas nessa partilha, buscamos tramar modos a partir dos quais o ensino pode se vincular às demandas do mundo fora do ambiente acadêmico/escolar. Para tanto, propomos o conceito de Tecnologias do Sensível: uma maneira de trabalhar que parte da ética e de questões sociais latentes, perpassa o corpo e vivências subjetivas do estudante e culmina com o uso ferramentas do mundo digital para construir nossos projetos de design. Esse estudo se dará pensando a partir da articulação entre design, filosofia, literatura e antropologia em busca de respostas sobre como podemos nos posicionar ante as demandas cambiantes do cenário contemporâneo a partir da ativação da response-hability (HARAWAY, 2016), da disponibilidade (FREIRE, 2020), e do sentipensar (FALS BORDA, 2012) no ensino e no estudo de design.

Interna - 3089440 - MARIA CRISTINA IBARRA HERNANDEZ
Presidente - 1134116 - ORIANA MARIA DUARTE DE ARAUJO
Interna - 1134069 - VIRGINIA PEREIRA CAVALCANTI
Externa à Instituição - ZOY ANASTASSAKIS