A QUALIDADE AVALIATIVA PERCEBIDA NA PAISAGEM URBANA DE ROTAS TURÍSTICAS
rotas turísticas; qualidade atrativa percebida; paisagem urbana.
Os lugares históricos e culturais são uma base promissora para o desenvolvimento do turismo e a formação de rotas turísticas em diferentes regiões do mundo. Contudo, pesquisas destacam que, presumivelmente, a avaliação influencia o comportamento, de tal forma que as pessoas estão mais propensas a visitar e permanecer em um lugar percebido como favorável e a evitar um outro percebido negativamente. Nesse sentido, o projeto de pesquisa em desenvolvimento tem como objetivo avaliar a qualidade atrativa percebida na paisagem urbana de rotas turísticas. A Rota Turística do Alto do Moura, em Caruaru-PE, foi selecionada como unidade espacial recortada para a pesquisa de campo a ser realizada, e será avaliada levando em consideração a experiência ambiental de moradores da cidade, artesãos que produzem e vendem suas peças no local, bem como turistas. A Teoria das Facetas foi escolhida para estruturar a investigação empírica, que elegeu o questionário online como método para coletar os dados, e a técnica de escalonamento multidimensional denominada análise da estrutura de similaridade (similarity structure analysis - SSA) para analisá-los. Mais especificamente, a pesquisa busca identificar características aderentes para a avaliação proposta; examinar os efeitos combinados dessas características sobre a atratividade percebida; avaliar se há consenso dos resultados entre os diferentes grupos abordados; e, finalmente, propor recomendações que favoreçam à atratividade percebida na paisagem urbana de rotas turísticas. A verificação dos resultados é importante para o Design Urbano e a Ergonomia do Ambiente Construído, pois pode nortear a implementação de ações que visem melhorar a atratividade percebida nesses locais e, por conseguinte, a experiência estética de seus usuários.