Banca de QUALIFICAÇÃO: MOEMA CUNHA CRUZ SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MOEMA CUNHA CRUZ SILVA
DATA : 31/10/2022
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA

Entorno Social enquanto Entorno Artístico: A Escola como Obra de Arte Social

Educação, Arte Social, Pedagogia Waldorf, Escola, Estética, Escultura Social, Observação Goetheana, Ensaio Reflexivo, Prática Social Reflexiva.

Observar a escola, os movimentos presentes nas relações, reconhecer fluxos de processos pedagógicos e de gestão que se realizam através de encontros. Como é possível “desenhar” a escola através da escola? Como é possível revelar a escola em seu processo social contínuo de criar a si mesma? Quais gestos neste processo são tessitura, trama e quais movimentos expressam estrutura? Há encontros em fluxo? Onde vivem os desencontros, o caos? Como revelar o invisível como arte social sensível? Motivada por essas questões, busco um pensar vivo, tal como apreendido em Goethe (2012), revelador de uma estética pelo vivenciar da pesquisa científica através da sensibilidade e da intuição. Neste sentido, é preciso perceber e registrar o vir-a-ser criativo do “organismo” escola como obra de arte, tal como proposta por Beuys (2010) em seu conceito de “Escultura Social”, ou seja, criada pelo encontro de pessoas que servem umas às outras, bem como, pela idéia de uma “Educação Estética”, tal como proposta por Schiller (1990), resultante da atmosfera de ética e estética de relações. Desdobrando-se sobre os aspectos da prática pedagógica e da gestão, o processo investigativo está dirigido à exploração sobre como a Escola Waldorf Rural Turmalina (EWRT) pode ser apreendida como obra de arte social, através da observação de suas dinâmicas sociais. A fim de alcançar este propósito, objetiva-se: (1) Reconhecer o aspecto estético das dinâmicas sociais enquanto Arte Social a partir das abordagens de Educação Estética, proposta por Friedrich Schiller, e de Escultura Social, explorada por Joseph Beuys; (2) Observar e retratar a dinâmica social da EWRT através de um ensaio reflexivo (metodologia alinhada à Prática Social Reflexiva, abordagem goetheana para o âmbito social); (3) Discutir a escola enquanto arte social relacionando o que emergiu no ensaio reflexivo com a compreensão de Arte e Escultura Social já apresentadas. Assim, explorar como a Escola Waldorf Rural Turmalina como obra de arte social pode colaborar com o desenvolvimento deste e de outros organismos sociais, promovendo cura e saúde em tempos de crescente egoísmo e individualismo.

Externa à Instituição - ANA PAULA CHAVES GIORGIO
Interno - 1203420 - ANDRE MENEZES MARQUES DAS NEVES
Presidente - 1134116 - ORIANA MARIA DUARTE DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 20/10/2022 15:15