Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA PESSOA GOMES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARINA PESSOA GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 31/10/2022
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Wearable Art: panorama da arte vestível no Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

arte vestível; intencionalidade; sociocultural; performance; Brasil.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A pesquisa se lança na dimensão sociocultural da wearable art (arte vestível) no Brasil para entender como a relação entre arte, design e cultura afeta suas características e seus meios. Desta maneira, se propôs a responder: Como se caracteriza a wearable art no Brasil através da visão contemporânea sobre suas produções, a partir de meados do século XX? A wearable art no Brasil é um agente de relações socioculturais? Objetivando-se a desenvolver um panorama, mostrando as principais características da arte vestível, como e onde ela é identificada, além de discussões sobre os seus hibridismos, a arte no design de moda, nos trajes de cena e nos trajes de folguedos, ditos populares ou tradicionais, mas como ‘obras’ de arte. A wearable art tecnicamente é uma obra de arte prioritariamente feita para ser ‘vestível’, que, por vezes são exibidas em desfiles-shows, galerias ou museus e podem integrar a categoria roupas produzidas para uso em performances, como acrescenta Melissa Leventon (2005). Foi adotado o método de abordagem abdutiva, onde as semelhanças podem intuitivamente deduzir uma hipótese apresentando apenas uma sugestão. Para investigar as diversas esferas da wearable art no Brasil foram selecionados mais de trinta artistas. Na observação destes fenômenos foram incluídas novas ideias e argumentos, que convergem em analisar artefatos considerando o contexto sociocultural, com os conceitos de Arte e Agência do antropólogo britânico Alfred Gell (1945–1997). Também foi considerada a teoria da Estética Relacional, do curador e crítico Nicolas Bourriaud (França, 1965). Com este princípios, o encontro e a participação com a obra deixam de ser apenas de observação e contemplação, segundo Bourriaud (2009), para se tornar completo com o corpo do espectador. Ou ‘destinatários’, como considera Gell (2020), pois são aqueles sobre os quais os índices exercem efeito, e nesta colaboração pode ocasionar a efetiva coautoria nas ações e efeitos, não apenas da vontade individual, mas, sugerida por uma prática mediada, entre a agência do artista (agente) e o destinatário, através do índice. Por estes olhares contemporâneos foi possível compreender os efeitos ou ações efêmeras, que consideramos no intuito de mostrar diversos meios onde existe arte vestível, sem ignorar os ‘momentos de vida’, as causas e efeitos. Os quais também indicam suas características socioculturais e as mudanças que ocorrem paralelamente, e na transversalidade entre design, arte e antropologia.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA CLAUDIA BONADIO
Interna - 1134116 - ORIANA MARIA DUARTE DE ARAUJO
Presidente - 2380637 - SIMONE GRACE DE BARROS
Notícia cadastrada em: 11/10/2022 16:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05