Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO RICARDO PEREIRA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO RICARDO PEREIRA BEZERRA
DATA : 25/10/2022
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA

O DESENVOLVIMENTO DE UM ARTEFATO MEDIADOR PARA ESTIMULAR A ESCRITA DE CRÔNICAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE O DESIGN DA INFORMAÇÃO, A PEDAGOGIA FREIRIANA E A TEORIA DA ATIVIDADE

Design da Informação, Crônica, Teoria da Atividade.

O projeto de pesquisa se propõe a realizar um estudo, dentro da linha de Design da Informação, de um artefato de suporte didático, o Painel de Histórias, para estímulo à criação e escrita de crônicas por estudantes de Ensino Médio, mais precisamente do 1o e 2o ano de uma escola da rede pública estadual na cidade de Fortaleza-CE. A intenção é que o artefato seja desenvolvido de forma participativa, envolvendo os esforços do pesquisador, professores e estudantes. Para tanto, o projeto terá foco na interdisciplinaridade entre o Design e a Pedagogia Freiriana, bem como a Teoria das Representações Sociais e a Teoria da Atividade, na qual será baseado o experimento para a concepção, aplicação, avaliação e implementação de melhorias. Espera-se, com a realização desta pesquisa, que o artefato possa servir como um suporte lúdico às aulas de Redação e Língua Portuguesa, seguindo a sugestão dos livros didáticos aos professores para que complementem o conteúdo com atividades e que os alunos possam criar narrativas que contenham suas próprias experiências, desenvolvendo uma visão crítica ou mesmo poético-literária dos fatos que os rodeiam.

Interna - ***.426.594-** - EVA ROLIM MIRANDA - UFAL
Externa à Instituição - MARIA CAROLINA MAIA MONTEIRO - UNICAP
Presidente - 1132321 - SOLANGE GALVAO COUTINHO
Notícia cadastrada em: 10/10/2022 13:52