O DESENVOLVIMENTO DE UM ARTEFATO MEDIADOR PARA ESTIMULAR A ESCRITA DE CRÔNICAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE O DESIGN DA INFORMAÇÃO, A PEDAGOGIA FREIRIANA E A TEORIA DA ATIVIDADE
Design da Informação, Crônica, Teoria da Atividade.
O projeto de pesquisa se propõe a realizar um estudo, dentro da linha de Design da Informação, de um artefato de suporte didático, o Painel de Histórias, para estímulo à criação e escrita de crônicas por estudantes de Ensino Médio, mais precisamente do 1o e 2o ano de uma escola da rede pública estadual na cidade de Fortaleza-CE. A intenção é que o artefato seja desenvolvido de forma participativa, envolvendo os esforços do pesquisador, professores e estudantes. Para tanto, o projeto terá foco na interdisciplinaridade entre o Design e a Pedagogia Freiriana, bem como a Teoria das Representações Sociais e a Teoria da Atividade, na qual será baseado o experimento para a concepção, aplicação, avaliação e implementação de melhorias. Espera-se, com a realização desta pesquisa, que o artefato possa servir como um suporte lúdico às aulas de Redação e Língua Portuguesa, seguindo a sugestão dos livros didáticos aos professores para que complementem o conteúdo com atividades e que os alunos possam criar narrativas que contenham suas próprias experiências, desenvolvendo uma visão crítica ou mesmo poético-literária dos fatos que os rodeiam.