O Design como mediador das experiências visuais: Subsídios para artefatos gráficos e visuais em projetos de eventos
designdeexperiencia, artefatosvisuais, memória, experiência, festejosjuninos.
Esse estudo é sobre as experiências mediadas por artefatos visuais e conduzido pela perspectiva do design de experiência. Discute sobre a relação de pessoas com esses artefatos no contexto dos festejos juninos, em Campina Grande – PB, procurando entender como os indivíduos estabelecem laços afetivos, quais experiências elas participam, os sentimentos evocados e quais relações sociais estão envolvidas. Uma pesquisa qualitativa que coloca os aspectos subjetivos do indivíduo em foco. E contribuindo com futuros projetos de design de informação, com abordagem na experiência. Foi norteado pelos estudos do psicólogo Csikszentmihalyi e do antropólogo Rochberg-Halton (1991) sobre o significado das coisas; da designer Vera Damazio (2005) sobre o artefatos de memória; de Hassenzahl (2013) sobre o design de experiência.