A QUESTÃO DA COLABORAÇÃO À DIST NCIA NA ETAPA DE COCRIAÇÃO EM UM PROJETO DE DESIGN DE SERVIÇO
Design de Serviço. Colaboração. Cocriação. Codesign.
Ano após ano o setor de serviços vem crescendo e se desenvolvendo no Brasil. Entretanto, o design ainda não parece estar intimamente ligado a este desenvolvimento. Apesar disso, existe uma percepção de que o design pode sim contribuir profundamente para a criação e refinamento de serviços, especialmente através dos novos modos de se pensar o projeto; o Design de Serviço surge como uma frente da área que parece apresentar um caráter mais colaborativo e centrado nas pessoas na busca pela inovação em serviços. Entretanto é preciso aprofundar a maneira como a colaboração se dá durante estes processos, uma vez que colaborar não é apenas fazer com que as pessoas interagem na busca por um objetivo em comum, existe uma série de parâmetros que podem ajudar a visualizar a colaboração, em maior ou menor grau, presente nos projetos de Design de Serviço. Tendo em vista a busca por este aprofundamento, realizou-se um experimento prático a fim de validar algumas hipóteses levantadas inicialmente aplicadas às etapas cocriativas do Design de Serviço, devido à pandemia de COVID-19 o foco da pesquisa foi direcionado não apenas à colaboração nestas etapas, mas também à colaboração à distância. Por fim percebeu-se que mesmo sem o fator presencial as pessoas conseguem colaborar com o processo gerando ideias, algumas das quais apresentando alto impacto e alta viabilidade, percebeu-se ainda que a realização das oficinas de cocriação através de interfaces digitais apresenta algumas barreiras e também algumas oportunidades, além da percepção de que a colaboração parece ser um gradiente durante a realização de um projeto, portanto não sendo possível afirmar que um projeto é ou não colaborativo, mas que possui algum nível de colaboração.