EDUCAÇÃO E DESIGN INCLUSIVO: Uma abordagem sistêmica para o desenvolvimento de materiais pedagógicos de baixo custo direcionada a crianças com o Transtorno do Espectro Autista
Educação inclusiva, materiais auxiliares ao ensino, aprendizagem de crianças com TEA, Transtorno do Espectro Autista, Metodologia User Capacity Toolkit
A educação tem passado por mudanças significativas dentro das salas de aula, sobretudo, pelas políticas e lutas sociais vivenciadas nos últimos anos, permanecendo ainda pensamentos que sustentam que, crianças com necessidades especiais devem estudar em salas separadas, sem haver inclusão efetiva. Nessa situação podem ser inseridos os casos relacionados a crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que, por apresentarem déficits cognitivos e sociais, necessitam de um suporte maior nos ambientes educacionais. A criança com TEA de nível 1, sem deficiência mental/intelectual, se amparada pelas ferramentas educacionais adequadas, pode ultrapassar as barreiras do transtorno, além da possibilidade de regressão dos sintomas advindos dele. Neste contexto, esta pesquisa se propõe a trabalhar numa abordagem sistêmica entre a Educação Inclusiva e os princípios do design Universal direcionada ao desenvolvimento de materiais pedagógicos de baixo custo voltados a integração da criança com Transtorno do Espectro Autista na rede de educação pública de Pernambuco. O caminho metodológico estabelecido apoia-se no método indutivo, adotando multiferramentas que inclui: a pesquisa de campo objetivando situar o estado da arte acerca do uso de materiais pedagógico; entrevistas com especialistas e professores; aprofundamento na temática por revisões de literatura; estruturação e testagem da proposta dos materiais através da Metodologia User Capacity Toolkit. Este ferramental, desenvolvido em tese de doutorado, objetivando o auxílio às equipes de projetos, traz comopremissa fundamental a participação do usuário deficiente e seus tutores, quando necessário, como suporte em informação ao projeto, constituindo-se num conjunto ordenado de procedimentos, acompanhado de instruções e material para ser aplicado no passo-a-passo de implantação. O que se espera é que os produtos desenvolvidos e avaliados junto aos usuários com apoio dos docentes venham a contribuir no desenvolvimento das crianças com TEA, promovendo sua inclusão dentro da sala de aula e definindo parâmetros para projetos de novos produtos para este público.