Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO EMANOEL DE OLIVEIRA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDO EMANOEL DE OLIVEIRA FERNANDES
DATA : 26/01/2022
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

EXPERIÊNCIAS AFETIVAS EM JOGOS DE MESA POR PESSOAS AUTISTAS VERBAIS: AVALIANDO AS EMOÇÕES ATRAVÉS DE INSTRUMENTOS DE AUTORRELATO


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos de mesa. TEA. Emoções. Experiências de jogo.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

A presente pesquisa, em andamento, versa sobre as relações afetivas advindas das experiências
de jogo de adolescentes - entre 13 e 19 anos de idade - autistas verbais e residentes no Recife,
com jogos de mesa, mais especificamente, da subcategoria jogos festivos. A problemática surge
por meio da hipótese de que os componentes dos jogos de mesa podem influenciar as emoções
dos indivíduos em questão, a partir das experiências com estes artefatos lúdicos. Tal premissa
abre caminhos para a pergunta da pesquisa: é possível, através dos instrumentos PANAS,
ATTRAKDIFF e PrEMO, avaliar as emoções dos sujeitos com TEA verbais em contato com jogos?
O transtorno do espectro autista é responsável por impor déficits às características sócio
comunicacionais de sujeitos com tal transtorno verbais, ou seja, com capacidade de se
comunicar através da fala (APA, 2014). Logo, compreender como se dá a relação afetiva destes
indivíduos com produtos de design é crucial para que haja a possibilidade de se desenvolver
artefatos de design que se adequem às expectativas deste público. Estes produtos devem, por
conseguinte, fornecer impulso à possibilidade de a pessoa autista verbal traçar caminhos que
reflitam em sua autonomia, protagonizando-a como agente de sua mudança, de seu bem-estar
social e de uma vida em comunidade satisfatória. Neste sentido, jogos de mesa despontam
como um possível recurso alternativo capaz de despertar emoções através da dinâmica
interativa com os sujeitos, estabelecendo relações simbólicas e afetivas e conduzindo-os a
experiências emocionais. Portanto, responder à pergunta se é possível avaliar as emoções de
adolescentes com TEA verbais com os dados instrumentos, torna-se relevante ao passo que as
repostas poderão contribuir para distintas áreas do saber, além da possibilidade de colaborar
com o planejamento e o desenvolvimento de jogos de mesa acessíveis capazes de satisfazer as
necessidades do público em questão. Para tanto, serão utilizados o Método de Abordagem
Indutivo, que busca expandir a pesquisa do contexto micro para o macro, e os Métodos de
Procedimento Experimental e Comparativo. Após a definição das metodologias, será feito um
levantamento bibliográfico sobre os temas propostos e suas especificidades, com o objetivo de
estabelecer embasamento teórico. Logo em seguida, serão realizadas as seleções dos jogos de
mesa a serem trabalhados durante o estudo e, em sequência, a convocação dos adolescentes
para as seções de jogo, resolução de um questionário e realização de entrevistas, como forma
de efetuar observações diretas deste público interagindo com os jogos de mesa, além de se
obter autorrelatos dos jovens com TEA verbais acerca de suas emoções e experiências com os
artefatos lúdicos. A última etapa desta pesquisa será executada com a sistematização, a análise,
o cruzamento e a comparação dos dados coletados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1550533 - GERMANNYA D GARCIA ARAUJO SILVA
Interna - 2295032 - LAURA BEZERRA MARTINS
Externo à Instituição - NILSON VALDEVINO SOARES
Externa ao Programa - 3477886 - RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
Notícia cadastrada em: 11/01/2022 11:10
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