Banca de DEFESA: MARCELLA VÍVIAN CHAVES LÔBO LEITÃO DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELLA VÍVIAN CHAVES LÔBO LEITÃO DE FARIAS
DATA : 21/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/nsm-mqcf-wdc
TÍTULO:

AMBIENTE FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR  DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: Uma abordagem à luz da Ergonomia do Ambiente Construído.


PALAVRAS-CHAVES:

ergonomia do ambiente construído, ambiente facilitador, salas de fisioterapia, desenvolvimento neuropsicomotor, paralisia cerebral.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

A paralisia cerebral é um dos tipos mais comuns de deficiência que atingem crianças com idade entre 0 e 14 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde, sendo caracterizada como incapacidades motoras decorrentes de algum tipo de lesão cerebral no período da infância. Apesar de grave, não são progressivas conforme o avanço cronológico dos pacientes, por isso, ao ser diagnosticado, o tratamento terapêutico deve ser intenso para que o máximo de fatores estimulantes possam ser integrados, melhorando os resultados obtidos. O presente estudo buscou compreender como as propriedades físicas do ambiente construído, encontradas em salas de fisioterapia, influenciam na resposta motora global de pacientes com paralisia cerebral. O objetivo da pesquisa é de estabelecer diretrizes para salas de atendimento fisioterapêutico promovendo estímulos positivos na fisioterapia junto a estes pacientes, beneficiando-os em sua qualidade de vida e suas relações sociais. O método híbrido foi dividido em etapas inspiradas em multimétodos avaliativos, sendo embasado na Metodologia Qualitativa definida por Minayo (1993) e associado, em parte, a Intervenção Ergonomizadora (IE) de Moraes e Mont’Alvão (1998). Foram utilizadas ferramentas observacionais (registro de comportamentos) e interacionais (questionários e entrevistas semiestruturadas), pautando-se nas atividades e a facilitação (ou dificuldade) geradas a partir do ambiente no qual são inseridas. Os dados qualitativos necessários para identificação de demandas e propostas de recomendações e intervenções nas instituições observadas foram sintetizados em forma de Infográficos que aponta as diretrizes para o desenvolvimento de ambientes de fisioterapia que contribuíram no tratamento dos pacientes estudados, sendo importante destacar o aperfeiçoamento desta em conjunto com os fisioterapeutas atuantes na pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para uma estimulação positiva através da iluminação artificial focada no paciente capaz de melhorar seu tempo de equilíbrio e suas atividades terapêuticas trazendo, para eles, ainda mais possibilidades dentro da fisioterapia.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2477891 - ANA KARINA PESSOA DA SILVA CABRAL
Presidente - 1550533 - GERMANNYA D GARCIA ARAUJO SILVA
Interno - 1527991 - LOURIVAL LOPES COSTA FILHO
Notícia cadastrada em: 01/10/2021 10:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06