Banca de DEFESA: YASMIN VAN DER LINDEN REMÍGIO LEÃO

DISCENTE: YASMIN VAN DER LINDEN REMÍGIO LEÃO
DATA : 31/01/2024
LOCAL: https://meet.google.com/nce-jkpd-oan

EDUCAÇÃO E DESIGN INCLUSIVOS: uma proposta para a sistematização de jogos educativos direcionados para o ensino de crianças com ou sem deficiência da Escola Municipal do Engenho do Meio - Recife–PE.

Design Universal para Aprendizagem; Design Instrucional, Jogos educativos; Inclusão; Acessibilidade; Educação Inclusiva.

As estratégias adotadas na educação no país influenciam a postura social, visando o direito à educação inclusiva. O acesso a uma educação básica de qualidade, que respeite as diferenças na sala de aula, requer dos educadores uma adaptação contínua do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), usando recursos de acessibilidade alternativos, como os jogos educativos. O presente estudo compreende os jogos educativos como instrumentos capazes de auxiliar os professores na inserção dos educandos, com ou sem deficiência, dentro do ambiente educacional. Tais instrumentos devem respeitar a heterogeneidade em sala, de modo a superar as barreiras pedagógicas advindas de um sistema educacional capacitista e conteudista e podem proporcionar a flexibilização do currículo disponibilizado pela BNCC. Contudo, a utilização desses jogos educativos parece ainda representar um desafio para os professores da educação básica, especialmente pela falta de conhecimento prévio sobre a dinâmica do jogo, da quantidade e disponibilidade deles. E assim, os jogos permanecem sob a gestão - administrativa e didática - dos professores do Atendimento Educacional Especializado(AEE), inseridos nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMf) da unidade escolar, fora do alcance dos alunos em sala de aula regular. Diante desse cenário, esta pesquisa objetivou, sob a perspectiva do Design Universal para a Aprendizagem, a proposição de um sistema de classificação de jogos educativos - já produzidos pela prática dos professores da Escola Municipal do Engenho do Meio, escola de referência de Recife–PE - a fim de apoiar o uso desses jogos nas disciplinas do Ensino Regular para a inclusão de alunos com e sem deficiência. O método da pesquisa foi baseado no conjunto de ferramentas User Capacity Toolkit (PICHLER, 2019), sendo composto por 3 fases: 1. Levantamento de Dados; 2. Organização e Análise dos Dados, e 3. Síntese Gráfica dos Resultados. A fase 1 - de natureza investigativa - consistiu nas etapas de visita in loco, observação assistemática, entrevistas com professores do Ensino Regular e AEE, registros fotográficos das Salas de Recursos Multifuncionais e dos jogos educativos. Já a etapa 2 - de caráter organizacional e de gestão - voltou-se ao momento de análise dos jogos educativos mapeados, auxiliando na primeira divisão entre eles, tal como estabelecimento dos objetivos de aprendizagem de cada um deles. Por fim, a etapa 3 - fase de tratamento de dados - representou o momento de síntese gráfica, voltada ao mapeamento dos jogos educacionais e sistematização deles, de modo a proporcionar a confecção de um modelo de ferramenta de gestão/sistematização idealizada a partir dos princípios do DUA. Como resultado, um total de 258 jogos educativos foram mapeados, subdivididos em 5 áreas interventivas: Português, Matemática, Estimulação/Coordenação Motora, Diversos e Raciocínio Lógico. Os jogos voltados à“ Matemática” comparecem em maior quantidade (f=110), seguido de “Diversos” (f=56), Raciocínio Lógico (f=35), em seguida Português (f=32), e por fim aparecem Estimulação/Coordenação Motora (f=25). Dessa maneira, tornou-se possível a aplicação dos princípios do DUA, visando a captação das informações e organização dos dados principais de cada jogo educativo, convertendo-os em dados embasadores para o sistema e modelo de ficha catalográfica dos jogos já existentes na unidade de pesquisa, contendo as informações essenciais, como: o nome do jogo, a área interventiva, eixo temático, objetivos práticos, entre outros.

Presidente - 1550533 - GERMANNYA D GARCIA ARAUJO SILVA
Interna - 1727419 - ROSIANE PEREIRA ALVES
Externa ao Programa - 3101261 - ROSIMERI FRANCK PICHLER - null
Notícia cadastrada em: 26/01/2024 16:26