Proposta de Modelo de Maturidade em Gestão do Conhecimento com ênfase no Design Instrucional e contribuições da Teoria da Atividade
modelo de maturidade; design instrucional; teoria da atividade; gestão do conhecimento.
É preciso esforços no sentido de desenvolver ou aprimorar habilidades necessárias ao novo contexto pós-pandêmico. E esse trabalho perpassa pela aprendizagem ativa. No âmbito da aprendizagem de adultos, no setor público, as Escolas de Governo atuam no fortalecimento das instituições por meio da capacitação, formação e desenvolvimento de agentes públicos. Utilizando, para tanto, ferramentas de GC alavanca a capacidade das organizações capturarem, compartilharem, organizarem e aplicarem o conhecimento eficientemente. Além de impulsionar a inovação, aumento da produtividade e aprimoramento do desempenho organizacional. Assim, os modelos de maturidade em Gestão do Conhecimento surgem como instrumentos valiosos para avaliação do uso de ferramentas e nível de desenvolvimento organizacional em termos de práticas de GC. Considerando esses aspectos, e a oportunidade de contribuir para o campo, esta pesquisa tem como questão: Como desenvolver um novo modelo de maturidade em gestão do conhecimento, para a administração pública, que integra os princípios de design instrucional e teoria da atividade, para promover colaboração, eficiência e aprendizagem contínua nas organizações? Tendo como objetivo, propor um modelo de maturidade em gestão do conhecimento, para a gestão pública, que integra princípios de design instrucional e de teoria da atividade, para aprimorar a efetividade e a aplicação da gestão do conhecimento nas organizações. A pesquisa é de natureza aplicada, tem como finalidade resolver um problema prático. É exploratória e descritiva quanto ao objetivo e utilizará o método do Design Science Research quanto aos procedimentos técnicos.