Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CARLOS PORTO ARCOVERDE JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CARLOS PORTO ARCOVERDE JUNIOR
DATA : 23/11/2023

Por um ensino/aprendizagem do design menos colonizado. Uma cartografia.

Ensino/Aprendizagem, Cartografia, Descolonização, Decolonialidade.

A pesquisa parte da identificação dos discursos da colonialidade do saber dentro da produção de pesquisa em design, e se volta para o processo de ensino/aprendizagem de design, entendendo que ele é fundamental para essa formação dessa pessoa pesquisadora. Para isso será adotado a metodologia de Cartografia. A metodologia busca interpretar o tecido vivo da realidade, capturando a essência dinâmica que define sistemas e fenômenos. Como abordagem de potencial descolonização do ensino/aprendizagem será adotada a Amanualidade, como descrita por Álvaro Vieira Pinto. Como dispositivos para pesquisa cartográficas serão utilizadas Entrevistas, com participantes de várias formações diferentes que praticam atividades do design; Oficinas nas quais se construirá o conhecimento prático de técnicas relacionadas ao design e Grupo de Estudos.

Presidente - 1514446 - LEONARDO AUGUSTO GOMEZ CASTILLO
Interna - 3089440 - MARIA CRISTINA IBARRA HERNANDEZ
Interna - 1134116 - ORIANA MARIA DUARTE DE ARAUJO
Externa à Instituição - RAQUEL GOMES NORONHA - UFMA