Banca de DEFESA: ANDREA ANTUNES CAVALCANTI DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA ANTUNES CAVALCANTI DE ARAÚJO
DATA : 26/10/2023
LOCAL: https://tinyurl.com/defesa-andrea

A perspectiva de Exploração de Problemas em Design no desenvolvimento de artefatos em projetos de pesquisa da área de Saúde de um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT).

Exploração de Problemas; Design; Projetos de Pesquisa; Artefatos de Saúde; Instituto de Ciência e Tecnologia; Inovação.

A ótica de Exploração de Problemas (EP) em Design avaliada na dinâmica de desenvolvimento de produtos inovadores em projetos de pesquisa de um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) em Saúde compreende o objeto dessa pesquisa que se caracteriza como um estudo de caso com abordagem qualitativa. Como primeira fase do estudo foi considerada a pesquisa bibliográfica aplicada de forma sistematizada para a identificação das principais abordagens que constituem a perspectiva atual de (EP) em Design: a coevolução problema-solução, a abordagem multidisciplinar e uso de métodos sistematizados - interrelacionadas ao contexto de inovação. Essas dimensões teóricas foram aplicadas na avaliação das dinâmicas envolvidas nos projetos de pesquisa na segunda fase do estudo, para a identificação de possíveis fatores potenciais de aproximação com a ótica de Design no ambiente. Os resultados indicaram como aspectos favoráveis presentes no ambiente: a percepção da importância da problematização e busca de soluções assertivas às necessidades dos usuários, a multidisciplinaridade e a colaboração como elementos essenciais para a viabilidade projetual, além da integração como principal desafio para maior incentivo à inovação. Em relação ao uso de abordagens de Design, a natureza do objetivo do projeto demonstra influenciar na suscetibilidade, com produtos relacionados à recursos de informação em saúde apresentando maior potencial. Por fim, e observadas as particularidades entre as dimensões teóricas de Design e o ambiente projetual de um ICT foram propostas diretrizes para o processo de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, em consonância com os princípios do processo de Inovação.

Presidente - 1332710 - ADAILTON LAPORTE DE ALENCAR
Interno - 2364118 - GUILHERME RANOYA SEIXAS LINS
Interna - 1133992 - KATIA MEDEIROS DE ARAUJO
Externo à Instituição - CHRISTIAN ROBSON DE SOUZA REIS - Fiocruz - PE