Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE FEITOSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE FEITOSA DA SILVA
DATA : 31/10/2023
LOCAL: videoconferência

PESSOAS IDOSAS E SMARTPHONE NA PANDEMIA DE COVID19: estudo das transformações recentes do valor simbólico do artefato na capital paraibana.

pessoa idosa; smartphone; covid19; sociabilidade, família.

A expressão dos desafios relativos ao envelhecimento vem se tornando, nas últimas décadas, mais efetiva para a população brasileira, que nunca tinha visto um crescimento tão elevado do número de pessoas idosas. Por outro lado, o distanciamento social para conter a disseminação da pandemia de COVID-19 afetou toda população mundial e, mais efetivamente, as pessoas idosas, que seriam, segundo as informações divulgadas na mídia, mais suscetíveis ao vírus do que outras parcelas da população. Felizmente, devido às tecnologias de comunicação e as formas de socialização que os espaços virtuais potencialmente proporcionam, não houve um completo isolamento social ao redor do mundo. Esse estudo objetiva analisar o uso do smartphone por pessoas idosas, na cidade de João Pessoa, durante o período de isolamento social do covid-19 abordando a dimensão simbólica deste uso no tocante às necessidades de comunicação e relações de sociabilidade com famílias, amigos e outros grupos por parte deste segmento etário, levando-se em consideração as especificidades relativas ao contexto social, cultural, ambiental, econômico e tecnológico que marcaram esse uso. Considerando que este segmento etário foi, como a população em geral, convocado a manipular artefatos tecnológicos, como smartphones, em busca de atendimento de necessidades de saúde, sobrevivência diária e de sociabilidade com a família e amigos, frequentemente sem uma experiência de uso de tecnologias de comunicação digital consolidada, partimos do pressuposto de que lidar com esses equipamentos se constituiu como uma barreira a ser transposta. A nossa hipótese é que o valor simbólico do artefato (smartphone) passou a se associar ao fato de que ele foi importante para manter a sociabilidade e a comunicação dessas pessoas com a família, amigos e outras relações, assumindo funções relevantes durante o período pandêmico; e que, mesmo diante das dificuldades, abriu-se uma brecha sociocultural para uma maior aceitação do uso desta categoria de artefatos pelo citado segmento etário. Para a construção do referencial teórico foram pesquisadas referências relativas às temáticas do envelhecimento, pessoa idosa, covid19, família e sociabilidade, individualismo contemporâneo, além de trabalhos especificamente voltados ao uso de smartphones por pessoas idosas. O projeto propõe uma abordagem qualitativa da pesquisa etnográfica de campo, utilizando-se das técnicas da observação participante, entrevistas semi-estruturadas com diferentes categorias sociais envolvidas com a problemática e a realização de oficinas em espaços institucionais de suporte ao idoso, objetivando a percepção mais específica sobre as transformações mais recentes quanto ao valor simbólico do uso de smartphones por pessoas idosas. Como resultados, além da compreensão das questões mais específicas objetivadas, espera-se produzir reflexões úteis ao campo das propostas de design inclusivas, quanto às pessoas idosas.

Externa ao Programa - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - nullInterna - 3331601 - AUTA LUCIANA LAURENTINO
Presidente - 1133992 - KATIA MEDEIROS DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 17/10/2023 11:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08