ICONOGRAFIA E IDENTIDADE NO SERTÃO DE ALAGOAS: UMA ANÁLISE DE ESCULTURAS SOB A ÓTICA DO DESIGN DA INFORMAÇÃO.
design da informação, iconografia, sertão alagoano, ilha do ferro.
O presente trabalho tem como objetivo compreender a iconografia presente nas obras dos artistas do sertão alagoano em busca de evidenciar a memória e herança cultural através da produção local, sob a ótica do Design da Informação. Para este estudo, iniciamos a pesquisa especificamente com escultores de madeira habitantes do povoado da Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar, a fim de catalogar os elementos da região e preservá-los como patrimônio histórico e imaterial do povo alagoano. Procuramos aqui entender suas origens e memórias provenientes de um passado de colonização que ecoa nas terras nordestinas até os dias atuais, aplicando, junto ao design, a Teoria das Representações Sociais (1961) e a Teoria do Núcleo Central (1976) como forma de discutir sua importância e desenvolvimento. Por fim, refletimos sobre o que configura a identidade nordestina neste local e como foi construída ao longo das décadas.