Banca de DEFESA: RAFAEL RATTES LIMA ROCHA DE AGUIAR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL RATTES LIMA ROCHA DE AGUIAR
DATA : 19/10/2023
LOCAL: https://meet.google.com/eta-hxyh-ydw

Desenvolvendo Interfaces Ubíquas: um modelo de atuação para designers-docentes.

Interfaces Ubíquas do Usuário; Computação Ubíqua; Processo de design; Metadesign.

A presente pesquisa se insere na área das Interfaces Ubíquas do Usuário (UUI), que se relaciona em específico com proposições para a Computação Ubíqua. Em virtude da possibilidade de contribuição nessas duas áreas, este trabalho tem sua intenção em contribuir de forma direta para o campo do Design, a partir da proposição de um modelo para o desenvolvimento de interfaces ubíquas, sendo considerado o ambiente de sala de aula como campo selecionado para as experimentações. Neste sentido, nesta tese foram realizadas revisões bibliográficas para definição dos fundamentos teóricos e teve como principal abordagem metodológica a pesquisa-ação, apoiando-se na condição de designer-docente, fruto de uma perspectiva do metadesign como base estruturante para a aplicação de processos. A coleta de dados pertinentes às aplicações da pesquisa-ação foram realizadas numa janela de tempo de três anos seguidos de 2020 a 2023, considerando um total de seis ciclos aplicados e tratando do planejamento, da implementação e da coleta de fatos relevantes para o desenvolvimento da estrutura da disciplina Design de Interfaces Ubíquas no curso de bacharelado em Design de uma instituição de ensino referência na cidade de Recife-PE. Dentro do recorte temporal, foram coletados os dados em três turmas inseridas no contexto da pandemia do COVID-19 e outras três turmas no contexto presencial. Como resultado, foi possível observar que fatores como colaboração entre atores, sensibilização dos conhecimentos do design de interação, sensibilização dos espaços de convivência e reconhecimento das potencialidades para atuação, entendimento das modalidades dos seres humanos e compreensão das nuances das categorias de interfaces, pensamento voltado ao processo de artefatos físicos e digitais, definem o desenvolvimento de interfaces ubíquas.

Externa à Instituição - MARCIA REGINA DIEHL
Externa à Instituição - HELDA OLIVEIRA BARROS - Cesar School
Externo ao Programa - 1715146 - NATAL ANACLETO CHICCA JUNIOR - nullPresidente - 1351969 - NEY DE BRITO DANTAS
Interno - 2155038 - PEDRO MARTINS ALESSIO