TRAMAS DO UPCYCLING: possibilidades de pós-uso para artefatos de moda.
design da informação, moda, pós-uso, upcycling.
A proposta deste estudo é propiciar reflexões sob o aspecto do design da informação sobre esse novo cenário de transformação das atuações de codesign entre designers e consumidores no segmento do vestuário, para perceber quais são as mensagens transmitidas pelas vestimentas concebidas de forma sustentável pelo processo de upcycling. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, cuja metodologia envolve um experimento: projeto ‘Peça Perdida? Abra seu guarda-roupa!’. Quanto à pesquisa bibliográfica para construção de referencial teórico, a abordagem inclui os campos do design e antropologia, design participativo, design da informação e contextos de regeneração na economia circular. A análise dos resultados e do processo da experimentação realizado foi ancorada em uma pesquisa de artefatos de moda desenvolvidos pelo processo de upcycling de marcas de moda: (local) A Roda (Pernambuco); (nacional) COMAS (São Paulo); e (internacional) Patagonia (Califórnia) a fim de identificar qual o sistema de informação que essas vestimentas transmitem no processo de comunicação. Ao final, percebeu-se diferenças no upcycling produzidos com intuito mercadológico e no upcycling realizado por meio do codesign. E assim, foram identificados níveis de variação do processode upcycling: o upcycling mínimo, chamado de ‘trama afetiva’, o upcycling moderado, intitulado de ‘trama controlada’ e o upcycling radical, denominado de ‘trama criativa’.