TRÊSmoj!: uma investigação de novos processos de concepção de personagens em um contexto de criatividade automatizada.
design de personagens, metodologias de design, inteligência artificial gerativa, semiótica, TRÊSmoji.
Em um cenário em que a criatividade computacional ganha cada vez mais força e a produção de imagens pode ser feita de maneira massificada e em grande velocidade, torna-se cada vez mais desafiador conceber ideias verdadeiramente originais. Portanto, é de suma importância explorar novas maneiras de facilitar a geração de alternativas. Esta pesquisa tem como objetivo geral explorar o potencial da ferramenta TRÊSmoji, desenvolvida por Silva (2021), e suas aplicações práticas nos processos de concepção de personagens no mercado de mídias narrativas contemporâneas. Os objetivos específicos incluem a investigação da ferramenta, a análise do impacto das ferramentas automatizadas de criação de imagens nos processos da TRÊSmoji e a avaliação do uso da ferramenta por potenciais usuários. A pesquisa se baseia em uma tríade teórica que combina Design, Ciência da Computação e Linguagem, e a metodologia empregada segue o Ciclo Básico do Design proposto por Roozenburg e Eekels, com dois ciclos metodológicos: o primeiro ciclo envolve experimentos usando pesquisa participante, enquanto o segundo ciclo testa a ferramenta com potenciais usuários. Embora os resultados da pesquisa ainda estejam sendo investigados, a pesquisa sugere que a TRÊSmoji possui ampla utilidade e adaptabilidade para diferentes contextos. Além disso, acredita-se que a ferramenta possa se desdobrar em variantes, agrupadas sob o nome de “TRÊSmoj!”.