Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA FERREIRA ARCANJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA FERREIRA ARCANJO
DATA : 31/10/2023
LOCAL: videoconferência

Jornada de cocriação entre designers e plataformas de Inteligência artificial: experimentos com o chatGPT e o Bing Image creator.

Inteligência Artificial Generativa; Processo Criativo; Arquitetura; Design; Jornada do usuário.

Este projeto aborda o papel crucial da criatividade e da inovação na evolução do design ao longo da história, destacando seu impacto no desenvolvimento de artefatos mediadores da relação homem, natureza e sociedade. Com o crescimento populacional, a urbanização, industrialização e os avanços dos materiais, surge a demanda por soluções de design complexas e eficientes. O advento da Inteligência Artificial Generativa (IA) oferece aos designers da arquitetura a oportunidade de aprimorar o processo criativo, permitindo a exploração de ideias mais profundas e autorais. A pesquisa se concentra na investigação da capacidade da IA generativa de traduzir a essência dos lugares e das pessoas em conceitos inovadores, ao mesmo tempo em que explora o equilíbrio entre a inteligência humana e a IA na criação. Os resultados preliminares demonstram a viabilidade e a eficácia da IA generativa na co-criação de projetos arquitetônicos. Os objetivos incluem a análise da literatura existente sobre o uso da IA generativa, experimentos práticos com estudantes de arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, avaliação da qualidade dos conceitos gerados, investigação das percepções dos participantes sobre a colaboração IA-humano e recomendações para a integração eficaz da IA generativa na arquitetura. A pesquisa destaca a IA generativa como uma ferramenta complementar à criatividade e à expertise dos arquitetos, impulsionando o desenvolvimento de projetos mais inspiradores e autorais.

Interno - 1203420 - ANDRE MENEZES MARQUES DAS NEVES
Externo ao Programa - 1149640 - FABIANO ROCHA DINIZ - nullExterno ao Programa - 3144616 - FILIPE CARLOS DE ALBUQUERQUE CALEGARIO - nullPresidente - 1351969 - NEY DE BRITO DANTAS
Notícia cadastrada em: 05/10/2023 10:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08