DIRETRIZES DE DESIGN PARA O PAINEL FRONTAL DE EMBALAGENS COM RESTRIÇÃO ALIMENTAR AO GLÚTEN E LACTOSE
Painel Frontal de Embalagens. Design da Informação. Restrição Alimentar. Glúten e Lactose
As restrições alimentares como as alergias e intolerâncias são problemas de saúde pública que vêm se tornando cada vez mais presentes, como a intolerância à lactose, a alergia à proteína do leite e as doenças relacionadas ao glúten. Por isso, é importante que as informações sobre as restrições alimentares estejam de fácil compreensão para as pessoas. Quando se trata da identificação das informações sobre alimentos industriais, o painel frontal das embalagens exerce um papel importante no processo de informação. O Design da Informação aparece como uma área com grandes possibilidades de contribuição para o melhor processo de informação do painel frontal de embalagens. Logo, a partir da ótica desta área, este estudo é realizado, tendo como objeto de pesquisa as embalagens de alimentos de macarrão e leite UHT. O objetivo do estudo é desenvolver propostas de diretrizes de Design da Informação para melhor identificação das informações sobre restrições ao glúten e/ou lactose em embalagens de macarrão e leite UHT, a partir de um entendimento do sistema informacional adequado pelas pessoas. A metodologia de abordagem qualitativa, contém revisão sistemática da literatura, procedimentos metodológicos de análise da organização espacial e hierarquia da informação do painel frontal das embalagens pelos pesquisadores, entrevistas em profundidade, e experimentos de estímulos com pessoas, além de grupos focais. A revisão mostra que há poucos trabalhos abordando essa temática e que a presente pesquisa se faz necessária. As análises dos pesquisadores apontam para uma não padronização do painel frontal de embalagens de macarrão sem glúten e leite UHT sem lactose, o que pode dificultar a identificação destas embalagens pelas pessoas. Por fim, os entrevistados relataram que a informação da ausência do glúten e lactose destacada na embalagem facilita sua identificação, enquanto a cor predominante parece ser um elemento importante na identificação dos produtos sem lactose, mas não em produtos sem glúten, e que a nomenclatura “zero” pode levar ao erro por ser utilizada em diversas restrições. Acreditamos que os conceitos e o ferramental do Design da Informação tem grande potencial na atuação de estudos desse campo de interseção entre Design, Saúde, Nutrição e Marketing.