Banca de DEFESA: JANIELLY CORRÊA BARBOSA

DISCENTE: JANIELLY CORRÊA BARBOSA
DATA : 29/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/wfx-jvmm-pbj

VESTIBILIDADE DAS ROUPAS ÍNTIMAS FEMININAS PRODUZIDAS NO APL DE CONFECÇÕES DE PERNAMBUCO

roupa íntima; avaliação; ferramenta; vestibilidade; arranjo produtivo local.

A roupa íntima é usada em contato direto com a pele e, quando mal projetada, pode ocasionar interações negativas com a estrutura corporal e insatisfação às usuárias, além de interferir na execução de atividades cotidianas. Dessa forma, faz-se relevante o estudo ergonômico do vestuário íntimo. Portanto, essa pesquisa teve por objetivo propor ferramentas para avaliação da vestibilidade de roupas íntimas femininas (sutiãs e calcinhas), que pode ser utilizada na fase de prototipagem, a fim de contribuir para a qualidade, conforto e segurança desses artefatos. Salienta-se que foram encontrados poucos estudos sobre a configuração de roupas produzidas no APL de Confecções do Agreste de Pernambuco. Uma lacuna no investigar tanto referente às experiências de uso de roupas íntimas, quanto na compreensão de como acontece o processo de design de moda - da criação à confecção. O aporte teórico e metodológico na vestibilidade, possibilitou analisar a interação entre os elementos configurativos da roupa, as características das usuárias e o contexto de uso, para a identificação de métricas para a avaliação do desempenho da roupa e da satisfação das usuárias. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa predominantemente empírica com abordagem hipotética dedutiva que têm como principais fases: 1) levantamento com produtores de roupa íntima do APL de confecções de Pernambuco; 2) identificação de métricas a partir do relato anterior de uso de uma amostra relevante de consumidoras de sutiãs e calcinhas; 3) avaliação das métricas identificadas para propor ferramenta que corrobore para avaliação da vestibilidade de sutiãs e calcinhas na fase de prototipagem. Assim, métricas de eficácia, eficiência e satisfação para vestibilidade dos sutiãs e calcinhas foram identificadas e avaliadas em testes de vestibilidade, em contexto laboral real. Os resultados da avaliação subjetiva das métricas de eficácia e eficiência possibilitaram a identificação do desempenho de cada um dos sutiãs e calcinhas analisados. As métricas de satisfação permitiram a identificação dos elementos configurativos dos sutiãs e calcinhas associados ao desconforto e as atitudes positivas. A partir da identificação das métricas e dos resultados dos testes de vestibilidade, foram propostas ferramentas, que consistem em Checklists para avaliação de sutiãs e calcinhas na fase de prototipagem na indústria, os Checklists foram testados com uma das empresas participantes, se mostrando eficaz e eficiente para compreensão de problemáticas na interação entre o corpo e o vestuário íntimo, assim como na identificação de atributos positivos, favorecendo para soluções projetuais mais eficientes e precisas, propiciando ao melhor ajuste e conforto.

Externa ao Programa - 1672997 - DEBORA TATIANA FERRO RAMOS - nullInterna - ***.017.444-** - MARIA ALICE VASCONCELOS ROCHA - UFRPE
Externa ao Programa - 1130236 - MARIA CRISTINA FALCAO RAPOSO - nullPresidente - 1727419 - ROSIANE PEREIRA ALVES
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 08:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08