ENTRE EXPERIÊNCIAS E INTERFACES: Proposta de diretrizes de usabilidade para Ambientes Virtuais de Aprendizagem com base na abordagem do Learning Design.
Ambiente Virtual de Aprendizagem; Learning Design; Experiência do Usuário; Usabilidade.
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) têm se destacado cada vez mais, isto porque a modalidade do ensino a distância possibilita a inserção de elementos que colaboram para a flexibilidade e praticidade no processo de ensino, e por este motivo a usabilidade dos recursos desses artefatos digitais é fundamental para o desempenho das atividades realizadas pelos usuários. Partindo desse cenário, define-se como eixos teóricos dessa pesquisa: Experiência e Interface do Usuário, Learning Design e Educação a Distância. Assim, procura-se responder, o seguinte questionamento: como as abordagens do Learning Design podem contribuir para a melhoria dos recursos de usabilidade dos sistemas de AVA?. Para isso, a pesquisa objetiva-se em propor recomendações para AVAs, no intuito de aprimorar a experiência dos usuários frente às demandas existentes desses sistemas, a partir das abordagens do Learning Design. Para isso, considera-se como objeto de estudo, o AVA da Universidade Federal de Pernambuco, a partir da aplicação do método do Design Science Research, em que se espera como resultado, o desenvolvimento de um framework para os sistemas dos AVAs.