Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOEL DEISSON XENOFONTE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL DEISSON XENOFONTE ARAUJO
DATA : 29/08/2023
LOCAL: videoconferência

Uma arte consciente e programada: A produçao gráfica de Sérvulo Esmeraldo enquanto matéria de memória e história do design nacional

Sérvulo Esmeraldo, Memória gráfica, História do design

O projeto tem como objetivo pesquisar a produção gráfica realizada pelo artista cearense Sérvulo Esmeraldo, a qual percorre os universos da ilustração, gravura e design editorial ao longo da década de 1950 aos anos 2000. Trata-se de uma pesquisa exploratória relacionada ao campo da história do design e memória gráfica brasileira, que contará com uma investigação documental envolvendo dois importantes acervos do artista: o Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo - IAC|SP e o Instituto Sérvulo Esmeraldo - ISE|CE. Ao final, espera-se evidenciar Sérvulo Esmeraldo enquanto um representante do design moderno e contemporâneo no Brasil, bem como agenciador de uma possível Memória Gráfica cearense.

Externa à Instituição - ISABEL IDELZUITE LUSTOSA DA COSTA - UNL
Interna - 2497208 - ISABELLA RIBEIRO ARAGAO
Externa à Instituição - LETÍCIA PEDRUZZI FONSECA - UFES
Presidente - 1133862 - SILVIO ROMERO BOTELHO BARRETO CAMPELLO