Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTIA RAQUEL FERREIRA DE AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTIA RAQUEL FERREIRA DE AMORIM
DATA : 25/08/2023
LOCAL: videoconferência

A APRENDIZAGEM DE TÉCNICAS DE COSTURA ORIENTADA PELO DESIGN DA INFORMAÇÃO E PELO DESIGN THINKING: uma proposta didática para o ensino superior

Design de moda;aprendizagem; infodesign; design thinking

Com o desenvolvimento do ensino superior de Moda no Brasil e após sua regulamentação, a prática educativa necessita adaptar-se aos novos rumos da aprendizagem. O apoderamento de conteúdos do Design no ensino da Moda releva para a academia referências na implementação de suas técnicas e processos. Tendo em vista essa articulação, o Design Thinking que busca em sua essência a resolução de problemas, conduz para educação, uma proposta de aprendizagem investigativa, trabalhando de forma colaborativa e desenvolvendo a empatia, onde o estudante participa como formador de conhecimento e não apenas como receptor de informação corroporando com as dinâmicas de aprendizagem vivenciadas a partir da metodologias ativas para a educação. Já o Design da Informação, pode trazer contribuições efetivas no planejamento das informações para a produção e comercialização de produtos, e no processo de desenvolvimento do vestuário, pois o Infodesign auxilia na identificação de problemas, na avaliação e análise do uso e na otimização dos sistemas informacionais dos artefatos educacionais. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma abordagem de ensino que reúna fundamentos do Design Thinking, de Metodologias Ativas e do Design da Informação com o propósito de adaptar e incorporar fundamentos e métodos do design à aprendizagem no desenvolvimento de projetos de produtos de moda. Para tanto, realizar-se-á uma investigação por método indutivo, e no modelo qualitativo organizada em pesquisa teórica e pesquisa prática. A pesquisa teórica procura fundamentar metodologias de Design Thinking para a educação e de Metodologias Ativas, como também os princípios de Design da Informação que poderão ser inseridos no processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de produtos de moda e elaboração de fichas técnicas. Já a pesquisa de campo busca a verificação das formas de ensino e aprendizagem e contextos educacionais em cursos superiores de Moda, especificamente na disciplina de costura. Diante da somatória de conhecimentos alcançados, a partir do cumprimento das fases da pesquisa, pretende-se elaborar, então, diretrizes de ensino para serem aplicadas no âmbito educacional da Moda, no contexto do ensino superior, especificamente para disciplina de costura.

Externa ao Programa - 1263617 - CAMILA BRITO DE VASCONCELOS - nullPresidente - ***.017.444-** - MARIA ALICE VASCONCELOS ROCHA - UFRPE
Interna - 1727419 - ROSIANE PEREIRA ALVES
Notícia cadastrada em: 19/07/2023 10:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08