Banca de DEFESA: DEBORA TATIANA FERRO RAMOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA TATIANA FERRO RAMOS
DATA : 31/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/kmw-vebw-kzx
TÍTULO:

Design para (re)significar: diálogos sobre autoimagem pelas lentes de mulheres que enfrentaram o câncer de mama.


PALAVRAS-CHAVES:

autoimagem; design de artefatos; tecnologia de gênero; representações sociais.


PÁGINAS: 42
RESUMO:

A tese, de caráter qualitativo, objetiva compreender como os artefatos contribuem com o processo de ressignificação do corpo e reconstrução da identidade de mulheres mastectomizadas em virtude do câncer de mama, tendo como pano de fundo as representações sociais a respeito da mulher, do seio e do corpo feminino. Destacamos que o câncer de mama corresponde a quase 30% dos casos de câncer diagnosticados anualmente, com 99% de ocorrência em pessoas do sexo feminino. É o segundo tipo mais comum entre as mulheres, sendo o que mais mata, apesar de ser curável em mais de 90% dos casos, quando descoberto precocemente. Por ser uma doença de alta incidência e importante taxa de letalidade, destacamos o cunho social da temática abordada. A imagem do seio feminino está fortemente imbuída de carga emocional e simbólica que traduz aspectos como maternidade, fertilidade, feminilidade e sexualidade. A ausência de uma parte tão representativa do corpo, além de efeitos físicos, pode trazer implicações psicológicas que influenciam diretamente a vida das pessoas no que diz respeito à sua autoestima e ao convívio com outros indivíduos. Quando livrar-se da doença ultrapassa o limite dos tratamentos medicamentosos, requerendo condutas médicas mais agressivas como a retirada da mama, as repercussões negativas tendem a ser ainda maiores. Além de fisicamente doloroso, o procedimento da mastectomia é capaz de despertar, nas pacientes, insegurança quanto aos relacionamentos, vergonha do próprio corpo e uma sensação de não reconhecimento da autoimagem, dificultando a autoaceitação e conduzindo, inclusive, a processos de depressão. Os padrões de beleza, por outro lado, em geral mais rígidos para o público feminino, oneram ainda mais a carga emocional à qual as mulheres mastectomizadas estão expostas. Nesse cenário, presumimos que, numa tentativa de restaurar a identidade abalada após a mastectomia, algumas mulheres iniciam a busca por ressignificar sua autoimagem. Pressupomos que os artefatos, em suas distintas configurações, podem servir como ferramenta nesse processo de ressignificação da imagem corporal das mulheres. Por isso, pretendemos identificar nas falas e em outros conteúdos subjetivos, o papel dos artefatos e a influência das representações sociais a respeito da mulher, do seio e do corpo feminino nas diversas fases de enfrentamento ao câncer de mama. No estudo de campo, pretendemos recorrer a ferramentas participativas como observações participantes, entrevistas e oficinas. Esperamos, por meio dos experimentos propostos, assimilar as principais demandas e anseios do grupo estudado, identificando como os artefatos lhes servem de suporte nas diversas etapas do tratamento. Compreendendo o design como um processo social que precisa corresponder às experiências, repertório e percepções dos indivíduos, acreditamos que nossas reflexões poderão servir de aporte a pesquisas futuras, uma vez que se identifiquem estratégias para configuração de artefatos com potencial de promover o empoderamento das mulheres no que concerne ao seu corpo e à sua autoestima.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - RAQUEL GOMES NORONHA - UFMA
Interna - 1804999 - ANA CAROLINA DE MORAES ANDRADE BARBOSA
Presidente - ***.426.594-** - EVA ROLIM MIRANDA - UFAL
Externa ao Programa - 2331114 - MARCIA VIRGINIA BEZERRA DE ARAUJO - nullExterna à Instituição - MARIA GRAZIA CRIBARI CARDOSO - UFRPE
Interna - 1727419 - ROSIANE PEREIRA ALVES
Notícia cadastrada em: 13/07/2023 09:16
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