Banca de DEFESA: ANA MARIA MOREIRA MACIEL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA MOREIRA MACIEL
DATA : 25/07/2023
LOCAL: http://meet.google.com/jos-xscy-qen

AMBIENTES RESTAURADORES: a segurança e o apego ao lugar em salas de hemodiálise

Enfermarias de hemodiálise; estresse; ambiente restaurador; percepção ambiental; segurança; apego ao lugar.

As características e transformações ambientais que a humanidade tem vivenciado elevou a preocupação com as condições de bem-estar e qualidade de vida. Por isso, muitas teorias têm buscado explicar os benefícios acarretados pela vivência de espaços criados para ajudar a restaurar o equilíbrio emocional, combater o estresse físico, emocional e psicológico, e repor as energias. Em ambientes de atenção à saúde, é particularmente importante promover a restauração uma vez que os pacientes experimentam, frequentemente, situações de estresse, e a hospitalização pode envolver um conjunto de situações – medo, dor, perda de sentido do tempo, desorientação espacial, perda de controle de suas vidas, entre outras. Dessa forma, a influência do ambiente na saúde humana, através da redução dos níveis de estresse, é a base estrutural deste estudo, ou seja, centrado no potencial benéfico que ambientes restauradores podem promover às pessoas. O conceito chave, norteador dos parâmetros desta pesquisa é denominado ambiente restaurador (restorative environment), termo inerente à Psicologia Ambiental para descrever o processo que pode acontecer quando um lugar suscita sentimentos que exercem influência positiva sobre a saúde. A partir do suporte teórico da Psicologia Ambiental e da Ergonomia do Ambiente Construído, buscou-se através de uma pesquisa exploratória, identificar os atributos físicos e os significados de salas de hemodiálise que contribuem para a percepção de segurança e apego para com o lugar, e que, hipoteticamente, conduziriam à restauração; identificar possíveis correlações entre os atributos físicos e as dimensões da restauração. Esta pesquisa adotou uma abordagem multimétodos, associando a observação direta e indireta, e a investigação quali-quantitativa. Inicialmente foi realizada revisão bibliográfica de temas como: restauração, estresse e emoções, em seguida realizou-se uma pesquisa para caracterizar os atributos físicos das salas de hemodiálise e seus significados e investigar a percepção das dimensões do processo de restauração. Foram entrevistados 257 pacientes tratados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e em duas unidades de Clínicas DaVita, no período entre agosto de 2019 a fevereiro de 2020. Para o tratamento dos dados qualitativos foi utilizado a análise de conteúdo, e os dados quantitativos foram avaliados por meio de estatística descritiva relacional. Os resultados confirmaram a hipótese de que tanto a qualidade e o cuidado com o paciente, quanto as experiências restauradoras vivenciadas nos ambientes de atenção à saúde ocorrem em contextos de características específicas, e que o apego ao lugar e a sensação de segurança são preditores para a construção da restauração. Como características e atributos fisicos da restauração destacados na pesquisa e que desempenham papel importante na construção desses significados temos: aparência residencial; ambientes frescos e com temperatura amena; acesso visual ao ar livre; amplitude moderada; oportunidades de privacidade e interação social; acesso a tecnologias; exposição a expressões artísticas; apoio às necessidades dos acompanhantes; ambientes acessíveis, ergonômicos e inclusivos; conservação e ordem do estabelecimento de saúde. Na visão dos entrevistados, os ambientes de hemodiálise se mostram restauradores quando são percepcionados como: familiares/seguros; confortáveis/organizados; acolhedores/relaxantes e instigantes/interessantes.

Externa à Instituição - LIZANDRA GARCIA LUPI VERGARA - UFSC
Presidente - 1804999 - ANA CAROLINA DE MORAES ANDRADE BARBOSA
Externa à Instituição - CLAUDIA RENATA MONT'ALVAO BASTOS RODRIGUES - PUC - RJ
Externa à Instituição - ELISANGELA BRITO PESSOA VILAR - UTL