Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO VITOR LINS PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO VITOR LINS PINHEIRO
DATA : 31/07/2023
LOCAL: videoconferência

USO DE MADEIRAS DE REDESCOBRIMENTO NO DESIGN DE MOBILIÁRIO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O MÓVEL AUTORAL SUSTENTÁVEL EM PERNAMBUCO

mobiliário autoral, madeira de reuso, madeira de reflorestamento, ecodesign, design sustentável.

Não é de hoje que a exploração ilegal de madeira na Amazônia chama a atenção dos ambientalistas no Brasil e no mundo. O mobiliário brasileiro tem a madeira como elemento principal para a materialização de sua linguagem, compreendendo tanto aspectos funcionais e técnicos quanto simbólicos. Nesse sentido, é possível afirmar que a escolha da madeira como matéria-prima principal ocorre devido à ampla diversidade de espécies encontradas em território nacional. No entanto, diante dos elevados índices de desmatamento observados no Brasil, uma alternativa para reduzir os danos causados seria a utilização de madeiras de reflorestamento, engenheiradas ou reuso/redescobrimento. Alinhada a esta perspectiva, a Marcenaria Olinda, fundada em 2015 sob o lema de “nenhuma árvore a menos”, possui em seu processo de criação de design o uso exclusivo de madeira de redescobrimento, valorizando as práticas sustentáveis e regenerativas. Diante deste cenário, é importante unir esforços a fim de garantir a conservação dos recursos naturais para futuras gerações. Esta pesquisa tem como objetivo discutir o contexto de uso da madeira enquanto matéria prima, além de estimular a utilização da madeira de reuso, o que reflete na preservação do meio ambiente e aborda questões estéticas e políticas sobre esse uso. A pesquisa está dividida em duas partes, sendo a primeira uma revisão da literatura que aborda os seguintes temas: 1. mobiliário brasileiro; 2. design e sustentabilidade; 3. arte e política. Na segunda parte é realizado um estudo de caso único no qual o objeto de investigação é a Marcenaria Olinda. Para isto foi realizado um questionário semi estruturado que teve como objetivo reunir informações importantes sobre a marca e ampliar a discussão sobre o uso de madeiras de redescobrimento no design de mobiliário autoral brasileiro.

Interno - 1332710 - ADAILTON LAPORTE DE ALENCAR
Presidente - 1131839 - AMILTON JOSE VIEIRA DE ARRUDA
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS SOUSA LOBO - UFMA
Notícia cadastrada em: 05/07/2023 13:11