Banca de DEFESA: AMAURY ALYSON TEODORO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMAURY ALYSON TEODORO DE SOUZA
DATA : 28/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/nnq-mfvz-ury
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA INTERAÇÃO SOCIAL DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO


PALAVRAS-CHAVES:

Idosos; Instituição de Longa Permanência para idosos; Teoria das Facetas; Interação Social; Ergonomia do Ambiente Construído.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

A população idosa está crescendo e, com isso, há uma preocupação com as condições necessárias para assistir os indivíduos com essa faixa etária. Muitos idosos residem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) que, com a rápida expansão do perímetro urbano, estão cada vez mais sendo incorporadas pelos centros urbanos. Os ambientes construídos desempenham importante papel na qualidade de vida do usuário, bem como podem possibilitar uma maior interação social e emocional do indivíduo. Assim, com o reconhecimento das necessidades da pessoa idosa, é necessário instituir diretrizes projetuais que promovam melhores condições de vida em sociedade e ofereçam ambientes adequados para auxiliar na promoção de interação social. A hipótese inicial surge do preceito que questões de privacidade, segurança e identidade favorecem essa interação social do idoso. Essas questões foram associadas aos aspectos ambientais para avaliar a influência do ambiente construído na interação social de idosos institucionalizados. Para isso, duas ILPIs foram utilizadas como objetos de estudo. Uma das instituições está situada no centro do Parque 18 de Maio, onde fica localizada a feira de Caruaru e a outra, isolada do perímetro urbano da cidade de Bezerros no bairro Encruzilhada de São João. O estudo adotou a Teoria das Facetas (TF) para a estruturação da investigação empírica da pesquisa. Como instrumento para a coleta de dados, foram utilizados o Sistema de Classificações Múltiplas (SCM), utilizando fotografias de ambientes interno e externo de ILPIs com distintas variáveis ambientais, e entrevistas semiestruturadas com os idosos para coletar os efeitos dos fatores ambientais para a promoção de interação social. Ao todo, foram entrevistados 38 idosos institucionalizados. Os dados obtidos a partir do SCM, foram analisados pela técnica de escalonamento multidimensional denominada Análise da Estrutura de Similaridade (Smilarity Structure Analysis - SSA). Observou-se que os atributos ambientais que mais exercem influência sobre o estímulo promovedor de interação social de idosos institucionalizados são os de identidade e privacidade. A partir disso, buscou-se desenvolver recomendações projetuais para ambientes favorecedores de interação social em instituições de longa permanência. Com isso, quando melhores condições de vivência são proporcionadas ao ambiente, tornando-o mais atrativo para os usuários, a permanência é estimulada no indivíduo e impacta de forma positiva na interação social entre os usuários.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1804999 - ANA CAROLINA DE MORAES ANDRADE BARBOSA
Externa à Instituição - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI - UFRN
Presidente - 1527991 - LOURIVAL LOPES COSTA FILHO
Notícia cadastrada em: 04/07/2023 11:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01