Banca de DEFESA: FRANCISCO RICARDO PEREIRA BEZERRA

DISCENTE: FRANCISCO RICARDO PEREIRA BEZERRA
DATA : 28/07/2023
LOCAL: meet.google.com/yxw-sduu-gfw

O DESENVOLVIMENTO DE UM ARTEFATO MEDIADOR PARA A PRÁTICA DA ESCRITA DE CRÔNICAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE O DESIGN DA INFORMAÇÃO, A PEDAGOGIA FREIRIANA E A TEORIA DA ATIVIDADE

Design/Educação; gênero textual crônica; painel de histórias; pedagogia freiriana; Teoria da Atividade.

Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma escola da rede estadual em Fortaleza, Ceará. O delineamento do estudo se deu a partir de uma abordagem etnográfica, através de observação não participativa em sala, realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes e análises dos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021, distribuídos às escolas em 2022. A análise, realizada com os professores de Redação e Língua Portuguesa, foi orientada ao objeto de estudo da pesquisa, o gênero textual crônica. Constatou-se, entre outros aspectos, a ausência de exercícios de escrita e o estímulo aos professores para que produzam material de apoio ao conteúdo dos livros. Dessa forma, o experimento construído pelo pesquisador e professores visou desenvolver um artefato mediador para a prática da escrita de crônicas, o Painel de Histórias. O artefato contou com a participação de estudantes do primeiro e segundo ano, através da aplicação de questionários. O experimento foi orientado pelas concepções de design participativo voltado para a educação, pelos princípios da pedagogia freiriana, com noções de cooperação, protagonismo estudantil, ludicidade e oralidade. Através do arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Atividade, baseou-se nos níveis de atividade de Leontiev e no diagrama de Engeström como ferramentas analíticas. Através delas, foi possível verificar a relação dos sujeitos com o artefato através dos estímulos aplicados como regras sociais, além de aprimoramentos possíveis pelos apontamentos críticos nos níveis operacionais. O projeto culminou na compilação de textos escritos pelos estudantes, que resultou no projeto de livro de crônicas da escola. Está sendo novamente aplicado na escola em 2023, de forma autônoma pelos professores. O artefato revelou ser não somente um recurso de apoio ao conteúdo dos livros didáticos, como também um recurso em si só, com potencial para uso em outras escolas do Estado, comportando inclusive outros gêneros textuais.

Interna - ***.426.594-** - EVA ROLIM MIRANDA - UFAL
Externa à Instituição - MARIA CAROLINA MAIA MONTEIRO - UNICAP
Interno - 1133862 - SILVIO ROMERO BOTELHO BARRETO CAMPELLO
Presidente - 1132321 - SOLANGE GALVAO COUTINHO