Banca de DEFESA: ALAMO BANDEIRA MIGUEL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAMO BANDEIRA MIGUEL
DATA : 07/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: meet.google.com/wqa-mprp-zgw
TÍTULO:

Fotoetnografia Aplicada Ao (Re)Design de Corpos: uma investigação da moda entre homens.


PALAVRAS-CHAVES:

Corpo. Moda masculina. História da moda. Fotoetnografia.


PÁGINAS: 213
RESUMO:

A presente pesquisa tem como hipótese que o corpo masculino tem sido construído e lido socialmente como um artefato de moda. Tal qual o vestuário, o corpo tem seus músculos desenhados como um objeto de design e negociado socialmente como uma mercadoria. Para sedimentar a compreeensão desta provável mercantilização do status físico deste corpo, traça-se uma narrativa histórica da moda recente onde são apontados os macro-elementos, políticos, econômicos e sociais que propiciaram esta mudança na perspectiva de moda. O presente estudo explora o universo do design de moda masculina e suas interações com a construção do corpo, revelando as estratégias adotadas por um grupo específico de homens urbanos para projetar e transformar suas formas físicas, assim como as complexidades e simbolismos envolvidos na busca pelo (re)design corporal a partir da década de 1960. A partir de ferramentas fotoetnográficas aplicadas ao pensamento da moda e da construção de uma narrativa histórico-teórica, o presente estudo busca explicar como determinado grupo de homens, em meio urbano, desenvolve estratégias estabelecidas entre eles para projetar e construir seus corpos, bem como os simbolismos presentes nas relações e os dilemas enfrentados na busca por este (re)design corporal. Defende-se aqui o argumento de que o corpo masculino, diante das pressões culturais e de consumo, é elevado ao posto de objeto de moda. O vestuário que emoldura este projeto corporal cumpre papel fundamental. São tomados como campo de pesquisa as festas pool party, visitadas em sete estados brasileiros: Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal. Realizaram-se imersões fotoetnográficas para registrar, em material fotográfico, o comportamento e as rotinas através de um recorte estético, no qual a ótica de moda é tomada como referencial para a produção e edição do material fotográfico. Como produto desta pesquisa, é produzido um editorial fotoetnográfico para apresentar os resultados colhidos e, em um diálogo ao campo, traça-se uma narrativa histórica da moda masculina, relacionando os fatos sociais e culturais, principais movimentos estéticos e mudanças políticas ligados à moda masculina que propiciaram a construção de umavisão de moda atual. Como a moda influenciou seus consumidores, e, ao longo do século XX, foi influenciada pela estética homoerótica. Deste modo, busca-se compreender como o corpo masculino sofre influência e corrobora na construção identitária de conceitos como beleza, masculinidade e virilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1134080 - HANS DA NOBREGA WAECHTER
Externa à Instituição - LUCIANA CRIVELLARI DULCI - UFOP
Externa à Instituição - PATRÍCIA SANT’ANNA - UNICAMP
Presidente - 2380637 - SIMONE GRACE DE BARROS
Externo à Instituição - TARCISIO LUIZ D'ALMEIDA ALVES - UFMG
Notícia cadastrada em: 23/06/2023 17:03
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