Tramas do upcycling: possibilidades de pós-uso para artefatos de moda
upcycling, design da informação, moda, codesign
A proposta deste estudo é propiciar reflexões sob o aspecto do design da informação sobre esse novo cenário de transformação das atuações de codesign entre designers e consumidores no segmento do vestuário, para perceber quais são as mensagens transmitidas pelas vestimentas concebidas de forma sustentável pelo processo de upcycling. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, cuja metodologia envolve um experimento: projeto ‘Peça Perdida? Abra seu guarda-roupa!’. Quanto à pesquisa bibliográfica para construção de referencial teórico, a abordagem inclui os campos do design e antropologia, design participativo, design da informação e contextos de regeneração na economia circular. A análise dos resultados e do processo da experimentação realizado foi ancorada em uma pesquisa de artefatos de moda desenvolvidos pelo processo de upcycling de marcas de moda: (local) A Roda (Pernambuco); (nacional) COMAS (São Paulo); e (internacional) Patagonia (Califórnia) a fim de identificar qual o sistema de informação que essas vestimentas transmitem no processo de comunicação.