Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA PEREIRA FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA PEREIRA FREIRE
DATA : 30/05/2023
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE DESIGN:  UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA TECNOCIÊNCIA SOLIDÁRIA

DESIGN - TECNOLOGIA - EXTENSÃO - TECNOCIÊNCIA SOLIDÁRIA

A relação da universidade com a sociedade é tema antigo de reflexões e debates, para além da produção de conhecimento e da formação de profissionais com capacidade para atuar no mercado de trabalho, essa instituição tem sido provocada a pensar a sociedade de forma concreta, oportunizando o desenvolvimento de um pensamento teórico-crítico de ideias e a elaboração de propostas e alternativas para solução dos problemas. A extensão universitária, por fazer a ponte entre universidade e comunidade, tem ganhado espaço nas discussões sobre o papel social das universidades, que por sua vez, ao serem parte constitutiva dessa sociedade, reproduzem e vivem também suas contradições. Dessa forma, há algumas problematizações sobre o papel das ações extensionistas diante da crítica às agendas de ciência e tecnologia das universidades. É preciso repensar as formas de produzir conhecimento que sejam capazes de conduzir transformações sociais. No entanto, diante da complexidade, é indispensável o diálogo interdisciplinar e novas agendas universitárias que considerem os contextos sociais e culturais para atender a demandas urgentes da população. O diálogo com a comunidade se apresenta como ponto chave tanto da extensão universitária quanto da elaboração dessas agendas que miram as demandas sociais regionais. A importância da comunicação entre os diferentes saberes, a interdisciplinaridade e a busca por resoluções de problemas que afligem a maioria da população perpassam pelas elaborações sobre extensão e tecnociência solidária. O design, por sua vez, além de uma postura crítica deve buscar intervir na sociedade de forma a transformá-la, há nessa área, apesar de diferentes nomeações e conceitos, concepções orientadas para a sociedade, especificamente, para a resolução de problemas sociais. Esse conjunto de teorias e práticas no design, que pode ser encontrado como Design Social, Design centrado no humano, Design participativo e Co-Design, engloba proposições que manifestam a responsabilidade social do design. Dessa maneira, a pesquisa se volta para a seguinte questão: como a relação entre a universidade e a sociedade tem sido estabelecida através das práticas extensionistas dos cursos de design das universidades federais brasileiras? A hipótese sugere que as atividades extensionistas desenvolvidas nos cursos de design das universidades federais brasileiras, em sua maioria, não são orientadas pelo Plano Nacional de Extensão Universitária e nem dialogam com o conceito de tecnociência solidária. O estudo, que tem como objeto de estudo a extensão universitária e como unidade de análise as atividades extensionistas desenvolvidas nos cursos de design das universidades públicas brasileiras, tem como objetivo caracterizar a extensão universitária dos cursos de graduação em design, especificamente das universidades federais brasileiras , a partir das premissas do Plano Nacional de Extensão Universitária , visando verificar se essas experiências dialogam com o conceito da tecnociência solidária. A pesquisa, classificada como aplicada, de caráter exploratório e que se pretende panorâmica, delineia-se com abordagem dialética e será desenvolvido a partir de métodos mistos, constituído, assim, em duas etapas: quantitativa e qualitativa. A articulação entre o estudo das atividades de extensão, desenvolvidas nos cursos de graduação de design das universidades federais públicas, e os debates sobre tecnociência solidária traz a possibilidade de visualização do panorama extensionista desses cursos, possibilitando uma melhor compressão da relação desse campo acadêmico com a sociedade e, dessa forma, auxiliar possíveis mudanças e melhorias nesse vínculo. Acredita-se que a presente pesquisa poderá contribuir para construção de possíveis caminhos de aproximação entre a universidade e a sociedade, permitindo assim, a tão imprescindível e urgente troca entre os conhecimentos popular e científico.

Externa à Instituição - ANA MARIA QUEIROZ DE ANDRADE - UFPE
Interna - 1133992 - KATIA MEDEIROS DE ARAUJO
Presidente - 1134069 - VIRGINIA PEREIRA CAVALCANTI
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 21:04