Banca de DEFESA: FERNANDO EMANOEL DE OLIVEIRA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO EMANOEL DE OLIVEIRA FERNANDES
DATA : 29/05/2023
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/jmb-woyz-xoo
TÍTULO:

A ACESSIBILIDADE DE PARTY GAMES DE CARTAS COM ÊNFASE EM ASPECTOS COGNITIVOS DO TEA.


PALAVRAS-CHAVES:

Party games de cartas, TEA, Game Accessibility Guidelines.


PÁGINAS: 191
RESUMO:

A presente investigação discute o tema da acessibilidade, um aspecto que visa promover o acesso e a condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e permitindo que um indivíduo participe da vida em sociedade com autonomia e independência. Mais especificamente, aborda as recomendações de acessibilidade cognitiva, provenientes das Game Accessibility Guidelines, diretrizes de acessibilidade destinadas a artefatos lúdicos, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA), presentes em party games de cartas, jogos de cartas com regras simples, curta duração e que possibilitam ampla interação social. Tal premissa abre caminhos para a pergunta da pesquisa: como os componentes presentes em party games de cartas impactam a cognição de indivíduos dentro do TEA, gerando interesse por tais jogos? Após estabelecido o objetivo geral de propor um conjunto sistematizado de contribuições para componentes de party games de cartas a partir das recomendações de acessibilidade cognitiva das Game Accessibility Guidelines, estimulando o interesse de jogadores dentro do transtorno do espectro autista (TEA), foi realizado o levantamento bibliográfico, com o intuito de fundar o embasamento teórico. Por meio do Método de Procedimento Comparativo, foi possível confrontar, através de triangulações, as Game Accessibility Guidelines cognitivas e os quatro eixos da Tétrade Elementar dos Jogos de Schell, uma classificação que permite subdividir os jogos em mecânica, narrativa, estética e tecnologia, nos diferentes party games de cartas, originando resultados que demonstrassem o grau de acessibilidade em cada artefato. Por fim, foram propostas diretrizes para adequações dos artefatos lúdicos, suscitando reflexões acerca da tomada de decisões de design inclusivas, culminando no desenvolvimento de party games de cartas mais acessíveis, voltados para jogadores com deficiências cognitivas, neurais ou de aprendizagem, em especial o TEA.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1550533 - GERMANNYA D GARCIA ARAUJO SILVA
Externo à Instituição - NILSON VALDEVINO SOARES
Externa ao Programa - 3477886 - RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA - null
Notícia cadastrada em: 04/05/2023 19:12
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