Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE BETANIA MARQUES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENISE BETANIA MARQUES DOS SANTOS
DATA : 28/02/2023
LOCAL: VIRTUAL, às 10h

Turismo, litoral e políticas públicas: o processo de financeirização dos espaços à beira-mar.

Financeirização. Políticas Públicas de Turismo. Produção do Espaço. Litoral brasileiro.

Esta tese tem como objetivo compreender a produção do espaço urbano litorâneo brasileiro e a alteração de sua configuração geográfica à luz dos desdobramentos das políticas públicas e dos processos econômicos do ultraliberalismo. Parte da hipótese de que em função da crise financeira mundial de 2008, do agravamento da instabilidade da política nacional, agudizada em 2016 e da crise sanitária iniciada em 2020, os grandes empreendimentos hoteleiros estão em processo de retirada do País, restando os passivos edilícios, resultando numa nova configuração do turismo no litoral brasileiro, que era expresso anteriormente pelo protagonismo da hotelaria em rede, assim como, pelos empreendimentos turísticos imobiliários (ETIs)cujo contexto ultraliberal permite mais facilmente essa retirada. O marco temporal de investigação inicial é o ano de 2010, representativo do auge da agenda neoliberal e suas repercussões nas políticas públicas de turismo empreendidas, notadamente o PRODETUR/NE. O contraponto é o ano de 2022, no qual se avaliam os impactos no pós-pandemia do Sars Cov-2. A escolha metodológica vincula-se a pesquisa exploratória e descritiva, de caráter teórico-empírico e estratégia documental e bibliográfica. Optou-se pelo estudo de caso múltiplo como forma de testar a hipótese in locu, no tocante à verificação dos passivos edilícios. Os destinos escolhidos, fruto de maciços investimentos na década anterior, foram os distritos de Vila de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara/CE; Trancoso, Porto Seguro/BA e Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE).

Presidente - 1314724 - CRISTINA PEREIRA DE ARAUJO
Interna - ***.319.034-** - LIVIA IZABEL BEZERRA DE MIRANDA - UFPE
Externa à Instituição - ILANA BARRETO KIYOTANI - UFPB
Externa à Instituição - CLAUDETE OLIVEIRA MOREIRA - UC