Banca de QUALIFICAÇÃO: LARYSSA SOARES DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARYSSA SOARES DE ARAUJO
DATA : 12/12/2022
LOCAL: Sala google meet

DOS SIGNIFICADOS DO COTIDIANO VIVENCIADO À GESTÃO DA CONSERVAÇÃO DO SÍTIO HISTÓRICO DE SANTO ANTÔNIO, RECIFE-PE

participação social; patrimônio cultural; gestão da conservações; preservação; sítio histórico de Santo Antônio

Diante dos desafios vinculados à gestão do patrimônio cultural, a pesquisa se volta à tentativa de operacionalizar resultados de processos consultivos, colaborativos e/ou participativos na compreensão dos conjuntos históricos à prática de sua gestão de conservação. Nesse contexto, o trabalho se debruçará sobre as teorias da conservação do patrimônio cultural, sobretudo às correntes de ideias que buscam compreender as questões relacionadas ao cotidiano e suas subjetividades a partir dos olhares das dinâmicas existentes em quem faz o espaço no seu dia a dia. É sobre o entendimento da relevância dessas linguagens para a conservação do patrimônio cultural, que o processo trará como objeto empírico parte do bairro de Santo Antônio, situado na Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural 10, na cidade do Recife. A escolha da área leva em conta as recentes atenções que vêm sendo voltadas para a localidade, uma vez que esta passou por um processo de esvaziamento e recentemente vêm sendo construídas tentativas de reocupação e ressignificação do espaço. Diante disso, o trabalho busca mostrar as importâncias dos bens culturais cotidianos, valores e significados atrelados ao lugar, que precisam ser levadas em conta nesse seu novo processo, a fim de garantir a manutenção de características de grande relevância para a memória e os significados atrelados aos diversos grupos sociais que vivenciam o lugar.

Presidente - 1672030 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
Interna - 2066688 - IANA LUDERMIR BERNARDINO
Externa à Instituição - FLÁVIA BRITO DO NASCIMENTO - USP
Notícia cadastrada em: 07/12/2022 19:49