Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO COELHO SILVA ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAIO COELHO SILVA ALBUQUERQUE
DATA : 23/09/2022
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

BEM VIVER A ARQUITETURA: Aproximações epistêmicas entre o bem viver e as arquiteturas contra-hegemônicas
latino-americanas do século XXI


PALAVRAS-CHAVES:

Bem Viver; contra-produtivismo; contra-hegemonia; América Latina; Arquitetura latino-americana.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

Desde o final dos anos 1980, nota-se a intensificação dos meios e controles de produção oriundos da hegemonia econômica global e local. Na América Latina, território marcado por um processo civilizatório controverso e desigual, estes traços estão mais acentuados pela condição que essas civilizações vêm sendo submetidas ante influência dos padrões de mercado redigidos pelo Capital. Esse modo operativo vem descosturando a América, tecido este já fragilizado por um histórico de conflitos e subordinações presentes desde a fundação de suas nações, entre seu próprio povo tão diverso e desigual. No campo da arquitetura, a produção urbana é rendida ao produtivismo e visões hegemônicas que constroem barreiras invisíveis entre as distintas classes sociais, segmentando a sociedade e o direito de viver qualitativamente.
Vislumbrando um caminho alternativo a se seguir que quebre o desenvolvimentismo ou o neoliberalismo econômico, o conceito de Bem Viver toma emprestado a soma de cosmovisões de povos ameríndios, ubuntu, do ecofeminismo, além de diversos outros grupos ativistas sobre a partilha da terra, para desenhar uma nova utopia social que considera uma vida de equidade entre todos os povos além da comunhão com a natureza. Consonante ao Bem Viver, assinala-se também a produção contemporânea de obras arquitetônicas contra-hegemônicas espalhadas pelo território latino-americano, partindo elas de técnicas construtivas tradicionais;
o reúso de materiais disponíveis; a atenção ao lugar, numa arquitetura propriamente assistida de técnica e de qualidade, contestando o fazer imposto pelo mercado formal e exclusivo para uma classe reduzida. Essas obras manifestam o protagonismo de escritórios e coletivos que repensam o modo engessado do fazer construir, revisando a função social do arquiteto em detrimento aos paradigmas socioeconômicos e fragilidades locais.
Propõe-se, nesse trabalho, as aproximações da cosmovisão utopista do Bem Viver com estas produções contra-hegemônicas, considerando um ponto de inflexão entre estas duas linhas de ativismo, investigando como o princípio destes campos podem se inter-relacionar e somar vozes. O presente trabalho também propõe o mapeamento destas obras no território latino-americano, na tentativa de fortalecer sua importância pela transformação de unidades separadas em conjunto, construindo pontes por toda a América Latina.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1923921 - MARIA LUIZA MACEDO XAVIER DE FREITAS
Interno - 1149557 - FERNANDO DINIZ MOREIRA
Externa à Instituição - RITA DE CÁSSIA PEREIRA SARAMAGO - UFU
Notícia cadastrada em: 16/09/2022 14:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06