Banca de DEFESA: CAMILLA DE ANDRADE LINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILLA DE ANDRADE LINS
DATA : 29/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

De degredo à paraíso turístico: a produção do espaço na Ilha de Fernando de Noronha e os reflexos da pandemia de COVID-19.


PALAVRAS-CHAVES:

Produção do espaço; Turismo; Fernando de Noronha; Pandemia; Covid-19.


PÁGINAS: 154
RESUMO:

O turismo tem se mostrado uma atividade de forte importância econômica diante das receitas que tem gerado por todo o globo. Outrossim, se configura como uma atividade essencialmente capitalista, já que foi no bojo deste modo de produção que ela se desenvolveu e tomou sentido. Para que ele aconteça, territórios precisam ser arranjados, com a introdução de novos objetos técnicos, ou reorganizados, quando os objetos técnicos preexistentes são utilizados de forma a satisfazer o aparelhamento turístico. Tais dinâmicas acarretam mudanças significativas para os lugares e suas populações nas esferas sociocultural, espacial e econômica e, sendo o espaço um produto das relações sociais do modo de produção vigente, reflete as dinâmicas da sociedade e dos atores que o produzem. Como destino turístico, o Distrito Estadual de Fernando de Noronha (PE) tem atraído cada vez mais visitantes, ano após ano, por seus atrativos naturais de extrema beleza e características insulares. Nesse sentido, tendo em vista que espaços produzidos para o turismo se tornam altamente dependentes de um fluxo de demanda constante e que, diante da pandemia da Covid-19 estes fluxos tiveram de ser interrompidos, buscamos investigar que impactos este panorama gerou para a economia de Fernando de Noronha. Para tanto, foram levantados dados primários em série histórica de 2012 a 2021 sobre o fluxo aéreo; fluxo de visitantes; indicadores dos meios de hospedagem; empregos formais nas atividades características do turismo e receita distrital arrecada pelo Governo Estadual. Constatamos que os efeitos negativos foram marcantes, mas que, apesar deste cenário ruim em 2020, o ano de 2021 já apresentou uma recuperação em alguns dos casos já superior aos anos anteriores à pandemia. Também concluímos que embora o panorama de retomada da normalidade esteja otimista, é preciso rever até que ponto é saudável para os lugares depender de apenas uma única atividade econômica. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1314724 - CRISTINA PEREIRA DE ARAUJO
Interna - 2133755 - EDVANIA TORRES AGUIAR GOMES
Externo ao Programa - 1163025 - ITAMAR JOSE DIAS E CORDEIRO
Externa à Instituição - ILANA BARRETO KIYOTANI - UFPB
Notícia cadastrada em: 11/08/2022 22:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07