Banca de DEFESA: MARÍLIA DO NASCIMENTO SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARÍLIA DO NASCIMENTO SILVA
DATA : 30/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

A SUBCIDADANIA NO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO:

trajetórias de usuários dos serviços de ônibus e de trem na Região Metropolitana do Recife


PALAVRAS-CHAVES:

subcidadania; dominação social simbólica; produção do espaço; transporte público coletivo; Região Metropolitana do Recife.


PÁGINAS: 222
RESUMO:

SILVA, Marília do Nascimento. A subcidadania no transporte público coletivo: trajetórias de usuários dos serviços de ônibus e de trem na Região Metropolitana do Recife. 2024. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.

 

O objetivo desta tese é discutir a subcidadania no transporte público coletivo, com foco na percepção dos usuários. Parte-se da hipótese de que os serviços de ônibus e de trem da Região Metropolitana do Recife tem validado a dominação social simbólica ao controlar a oferta de veículos, cobrar pelo tempo de deslocamento, reduzir a integração entre as linhas de ônibus e terminais, além de precarizar as condições de uso. A abordagem metodológica, caracterizada pelo método materialista histórico-dialético, inclui revisão de literatura sobre a lógica da produção capitalista do espaço, com ênfase na segregação socioespacial, mobilidade urbana e classe social; análise documental de planos sobre a organização do espaço metropolitano do Recife, pesquisa de campo e estudo de caso. A pesquisa contou com a participação de 62 voluntários, destes, 38 responderam ao formulário de pesquisa on-line e 24 foram entrevistados nos terminais e linhas de ônibus e de trem do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Os dados obtidos apontam para o alto índice de insatisfação dos usuários quanto aos serviços de ônibus e de trem, o baixo alcance dos objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana e a falta de transparência no controle das operações e da arrecadação das tarifas. Apesar do histórico pioneiro na gestão consorciada do transporte público, o serviço ofertado pelo STPP/RMR tem contribuído com a reprodução das desigualdades socioespaciais, submetendo a população a um modelo de mobilidade urbana que privilegia os interesses do Mercado. Pensar o Sistema de Mobilidade Urbana da RMR integrado à diversidade dos meios de transporte é caminhar para novas possibilidades de melhoria e de equidade social no transporte público.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2131071 - TOMAS DE ALBUQUERQUE LAPA
Interna - 1380123 - DANIELLE DE MELO ROCHA
Interno - 275694 - FLAVIO ANTONIO MIRANDA DE SOUZA
Externa ao Programa - 3214293 - YARA CRISTINA LABRONICI BAIARDI - UFPEExterna à Instituição - RAQUEL DE ARAGAO UCHOA FERNANDES - UFRPE
Notícia cadastrada em: 30/04/2024 09:27
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