Banca de QUALIFICAÇÃO: LUTEMBERG FRANCISCO DE ANDRADE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUTEMBERG FRANCISCO DE ANDRADE SANTANA
DATA : 05/04/2024
LOCAL: sala virtual, 9h

BRASIL, BRASIS. DESIGUALDADE, VOTO E CICLOS ELEITORAIS EM POLÍTICAS URBANAS

Desigualdade; Política Urbana; Comportamento Eleitoral; Ciclos Políticos.

A presente pesquisa propõe investigar os efeitos das desigualdades urbanas e dos ciclos políticos-eleitorais sobre o comportamento dos cidadãos nas eleições brasileiras a partir dos anos 2010. Mais especificamente, questiona-se: “Como as escolhas eleitorais dos agentes são afetadas pelas desigualdades socioeconômicas, níveis de acesso aos serviços de utilidade pública e ciclos políticos-eleitorais em políticas públicas?”. Isto posto, ressalta-se que as condições socioeconômicas, os níveis de cobertura dos serviços urbanos e as características do entorno dos domicílios influenciam a direção do voto dos brasileiros nas eleições para presidente. Ainda, tem-se que o comportamento dos eleitores é influenciado também pela existência de ciclos políticos-eleitorais, nos quais os governantes expandem os gastos públicos com políticas urbanas nos municípios brasileiros a fim de melhorar seus desempenhos nos períodos de disputas eleitorais. A metodologia proposta é composta pela realização de pesquisa bibliográfica, documental e análise de dados que permitiram estimar e analisar os efeitos das variáveis selecionadas sobre as escolhas eleitorais nas cidades brasileiras a partir de estatísticas descritivas, modelos de dados em painel e de correlação espacial. Salienta-se que as variáveis utilizadas foram extraídas do Censo Demográfico, Secretaria do Tesouro Nacional e do Tribunal Superior Eleitoral.

Presidente - 1314724 - CRISTINA PEREIRA DE ARAUJO
Interna - 2132349 - NORMA LACERDA GONCALVES
Externo ao Programa - 2319740 - VINICIUS QUINTAS SOUTO MAIOR - UFPEExterno à Instituição - IVAN FILIPE ALMEIDA LOPES FERNANDES - UFABC
Externo à Instituição - MATTHEW AARON RICHMOND - UniNewcastle