Banca de QUALIFICAÇÃO: RAISSA LIMA CORREIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAISSA LIMA CORREIA DA SILVA
DATA : 28/09/2023
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

O SOM DOS TRILHOS: A POLUIÇÃO SONORA NAS ESTAÇÕES DO METROREC SOB A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO


PALAVRAS-CHAVES:

poluição sonora, ruído metroviário, acústica, METROREC


PÁGINAS: 29
RESUMO:

O Crescimento acelerado dos centros urbanos aumentou significativamente a necessidade por maior diversidade de meios de transporte, provocando rápidas transformações no cenário sonoro urbano, acarretando em maior nível de poluição sonora. No Brasil, apesar dos efeitos negativos que a exposição ao ruído pode causar à saúde e à degradação da qualidade ambiental do entorno, esse tema ainda não é suficientemente pesquisado, e quando há pesquisas voltadas para a acústica são concentradas em abordar controle sonoro de espaços fechados. Nas estações de metrô, existe grande fluxo de pessoas transitando diariamente, portanto, expostas ao ruído. Entretanto, há o questionamento se os usuários das estações de metrô e de seus arredores imediatos percebem o som produzido enquanto ruído, logo enquanto poluição sonora, ou se percebem como um som inerente àquele contexto de espaço urbano. Em busca de responder tal questionamento, a presente objetiva investigar os níveis sonoros produzidos nos trilhos das estações do METROREC enquanto integrantes de um contexto sonoro próprio e sua relação com a percepção do usuário. Nesse sentido, supõe-se que o som produzido pode ser encarado pelo usuário tanto como uma forma de poluição sonora quanto apenas como um som inerente aos arredores das estações. De uma forma ou de outra, ao ultrapassar os limites da salubridade, independentemente de ser agradável ou tolerável, o som será uma forma de poluição prejudicial ao conforto do usuário. Ao compreender a relação entre a percepção do usuário e o som, pode-se investigar em que contextos urbanos as estações estão inseridas: como a sua forma, sua implantação, suas características geométricas de inserção tanto no tecido urbano quanto suas particularidades arquitetônicas, se relacionam acusticamente com a percepção de poluição ou com a percepção de inerência sonora aos arredores das estações. Para isso, foi conduzido estudos de desenho urbanos e estudos de análise de inserção das estações no contexto urbano. A partir do resultado foi selecionado duas estações de metrô que faz parte da linha Recife, as estações Coqueiral e Mangueira, para aprofundamento de estudo por meio de medições acústicas dos níveis de pressão sonora equivalentes (LAeq), em seguida, serão conduzidas pesquisas de questionário nas estações selecionadas. A partir dos resultados será feito um comparativo entre a avaliação quantitativa por meio de medições, afim de verificar os níveis de pressão sonora equivalente das estações e a qualitativa que será realizada na aplicação dos questionários, onde será possível analisar como os usuários e moradores próximo que frequentam as estações percebem os ruídos produzidos nas estações. Como resultado espera-se contribuir na aplicabilidade econômica e social dos contextos de inserção das estações, visto que, a pesquisa aborda fatores teóricos, mas, sobretudo, visa desenvolver maneiras de contribuir diretamente para o desenvolvimento urbano, nos seus aspectos práticos, operacionais e cotidianos, chegando a possíveis diretrizes para o desenho de formas e elementos urbanos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2131071 - TOMAS DE ALBUQUERQUE LAPA
Externa ao Programa - 1254304 - TAMARIS DA COSTA BRASILEIRO MENESES - UFPEExterna à Instituição - BIANCA DANTAS DE ARAÚJO
Notícia cadastrada em: 26/09/2023 11:47
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