Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS SANTANA CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS SANTANA CORREIA
DATA : 03/10/2023
LOCAL: MDU
TÍTULO:

Desafios sociais da dinâmica dos grandes centros urbanos no Brasil frente às tecnologias da terceira década do Século XXI.


PALAVRAS-CHAVES:

Cidades; desigualdade; tecnologia.


PÁGINAS: 1
RESUMO:

O presente trabalho tem por fim rediscutir o conceito de desigualdade digital no Brasil, readequando-o à realidade da tecnologia que temos atualmente, de maneira a compreender o impacto do conceito na escala urbana. Para isso, está sendo feita uma ampla revisão bibliográfica, alinhada à revisão de dados secundários produzidos por organismos nacionais e internacionais, além de revisar metodologias já implementadas para mensuração da desigualdade digital. O objeto de estudo trata-se, então, dos 15 maiores aglomerados urbanos do Brasil, de maneira a compreender casos de todas as 5 regiões no país, focando no processo de consolidação da desigualdade na construção e ampliação dos espaços urbanos contemporâneos. A discussão começa compreendendo a tecnologia de comunicação e informação vigente nas cidades, verificando seu funcionamento e limitações técnicas, agregando ao impacto na gestão urbana e às novas demandas sociais. Logo após, seguimos para a construção do conceito de desigualdade social através da bibliografia mais consolidada internacionalmente e nacionalmente, para compreender os aglomerados urbanos como resultado de um processo histórico de ocupação e segregação espacial. Concluindo. Apresentam-se caminhos para a elucidação dos principais parâmetros a serem observados quando da mensuração da dinâmica urbana diante da desigualdade digital nos aglomerados urbanos brasileiros.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2331627 - MAX LIRA VERAS XAVIER DE ANDRADE
Externo à Instituição - JOSE JULIO FERREIRA LIMA - UFPA
Notícia cadastrada em: 26/09/2023 11:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01