Banca de DEFESA: CARINA GIOVANA CIPRIANO CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARINA GIOVANA CIPRIANO CARVALHO
DATA : 24/08/2023
HORA: 12:00
LOCAL: MDU - REMOTO
TÍTULO:

GRANDES PROJETOS URBANOS: As transformações urbanas a partir da construção do Complexo Hidrelétrico Do Rio Madeira, em Porto Velho – RO (2007-2017)


PALAVRAS-CHAVES:

Grandes Projetos, Desenvolvimento urbano e regional, Impactos Urbanos, Transformação Urbana


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O Rio Madeira, que é um dos mais importantes para a Amazônia, em 2007, no município de Porto Velho (RO), recebeu a instalação de um Complexo Hidrelétrico composto pela UHE de Santo Antônio e Jirau. Foram dez anos ao todo desde a instalação ao fim da construção, impactando diretamente a fauna, povos indígenas, pescadores, comunidades tradicionais e toda população que ali já habitavam e aos que chegaram através do fluxo migratório e ocuparam as beiras do rio. A natureza não é algo paralelo, autônomo e desarticulado das dinâmicas sociais. A construção das usinas hidrelétricas trouxe a perspectiva de influência ao crescimento da cidade. A ocupação urbana da cidade de Porto Velho intensificou-se, contudo a ausência de planos governamentais e preparo para acolher imigração desordenada na região, não contribuíram para o desenvolvimento das condições mínimas de urbanização. Considerando a realidade e fenômenos como principal meio de explicação, o estudo é realizado a partir de fenômenos reais, de condições sólidas e materiais que abrangem de maneira racional as fontes que geraram as dinâmicas. A escolha pelo tema da pesquisa expõe o desafio de contribuir para a problematização e reflexão da contradição entre o discurso, propostas e ações de Grandes Projetos e o seu real impacto no território. Usando da técnica metodológica de análise de constelação para identificação de avanços e retrocessos diante dos impactos do ciclo de instalação do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira. Considerando a direção da dinâmica do desenvolvimento e crescimento urbano baseados nos termos históricos, identificando fases do desenvolvimento na região estudada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2133755 - EDVANIA TORRES AGUIAR GOMES
Interna - 2066688 - IANA LUDERMIR BERNARDINO
Externa ao Programa - 1278948 - MARIA DO CARMO MARTINS SOBRAL - UFPE
Notícia cadastrada em: 24/08/2023 11:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10