Banca de DEFESA: JOYCE CAROLINE GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOYCE CAROLINE GOMES DA SILVA
DATA : 30/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: on line
TÍTULO:

 

 

VEM DO TRONCO DA JUREMA, NA TERRA DO PAU JUCÁ: O Espírito de Lugar do Território Xukuru de Cimbres


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Palavras Chave: Xukuru de Cimbres; Territórios indígenas; Povos indígenas; Espírito de lugar; Patrimônio cultural indígena.


PÁGINAS: 25
RESUMO:



Resumo:

Esta dissertação busca identificar os elementos tangíveis e intangíveis componentes do espírito de lugar do território Xukuru de Cimbres. O povo Xukuru de Cimbres uma etnia indígena que habitava a Serra do Ororubá, um conjunto morfológico existente na no agreste de Pernambuco, ao longo dos anos teve seu território invadido por fazendeiros, seu modo de vida, suas crenças costumes e manifestações tradicionais proibidos por instituições religiosas e pelo próprio Estado. Os forçando a recorrer a diversas formas de burlar as tentativas de etnocídio e perpetuar sua cosmovisão e tradições, sobrevivendo até os dias atuais. E em meio a inúmeras adversidades diversas transformações foram sucedendo dentre elas a divisão da etnia entre Xukuru do Ororubá e Xukuru de Cimbres, sendo esta última a protagonista desta pesquisa, cuja a escolha decorreu em primeiro lugar justamente da indagação de como essa mudança de delimitação geográfica poderia impactar na relação com o território, seguido da riqueza cultural e simbólica evidente nos ritos e manifestações deste povo, adjunto a constatação da ausência de reconhecimento e proteção por parte dos órgãos patrimoniais e por fim da necessidade de concepção e valorização do planeta além dos aspectos materiais e mercantis tão difundidos e aceitos por grande parte da sociedade ocidentalizada. Então, através do método fenomenológico foram realizadas visitas de campo com o intuito de identificar e registrar os elementos tangíveis e intangíveis que compõe o espírito de lugar do Território Xukuru de Cimbres.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 297806 - MARIA DE JESUS DE BRITTO LEITE
Interna - 1963579 - JULIETA MARIA DE VASCONCELOS LEITE
Externo ao Programa - 1649218 - FRANCISCO SA BARRETO DOS SANTOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 23/08/2023 14:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04