Banca de DEFESA: KARLA VICTORIA NUNES DA SILVA

DATA : 22/08/2023
LOCAL: online

PELAS RUAS DA CIDADE: A influência do ambiente construído na experiência
do caminhar - Uma análise em Manaíra, João Pessoa, PB.

Ambiente construído urbano; Experiência do caminhar; Afetações; João Pessoa.

Os ambientes construídos em que vivemos estão constantemente a influenciar-nos, seja afetando nosso conforto físico ou nosso bem estar psicológico. Este entendimento foi responsável pela inquietação primeira que deu origem a esta pesquisa. O ambiente construído de interesse para esta investigação é o urbano, mais especificamente o da rua, pois interessa-nos a sua influência sobre os afetos despertados no sujeito durante a experiência da caminhada. Como guia para condução da pesquisa esteve a intenção de responder a seguinte pergunta: Como as características espaciais do ambiente da rua, configuradoras de suas ambiências, influenciam as escolhas de percurso na prática do caminhar? Para sua construção a pesquisa se apoiou nos conceitos de ambiente construído, ambiência, deriva e experiência, na perspectiva de Goldhagen, Thibaud, Careri e Tuan, respectivamente. Por meio desses, foram empreendidas análises da experiência do sujeito com o objetivo de identificar elementos do ambiente construído urbano que são capazes de gerar afetações no sujeito e que ditam seus modos de caminhar, bem como suas escolhas de trajeto. Desta maneira, o objetivo geral deste estudo consiste em identificar elementos e características do ambiente que influenciam as escolhas do sujeito ao caminhar nas ruas. Com a valorização da percepção através dos sentidos, fez-se uso da análise da ação do sujeito, e da qualidade desta ação, como meio de acessar suas afetações, entendendo o ambiente como estímulo. Para tanto foi estudado um recorte do bairro de Manaíra, em João Pessoa, por meio de caminhadas sensíveis do tipo deriva, realizadas por 10 sujeitos voluntários da pesquisa. Para registro da narrativa dos sujeitos foram realizadas as derivas dos participantes, que aconteciam de acordo com as solicitações do corpo dos sujeitos e eram acompanhadas por mim para fins de observação; a elaboração de mapas mentais para registro da experiência, feitos por mim e pelos participantes; e entrevistas/conversas sobre o que eles(as) haviam experienciado, usando o seu mapa mental como guia do diálogo. A análise desenvolvida neste trabalho traz resultados extraídos dessas experiências, na forma da relação entre os principais elementos da afetação identificados no ambiente estudado e seus afetos resultantes, nomeando os afetos e destacando quais elementos do espaço foram responsáveis por suscitá-los. Esta pesquisa tem como interesse, por fim, vislumbrar formas de projetar cidades mais confortáveis psicologicamente para os sujeitos que as praticam.

Presidente - 1963579 - JULIETA MARIA DE VASCONCELOS LEITE
Interna - 297806 - MARIA DE JESUS DE BRITTO LEITE
Externa à Instituição - ETHEL PINHEIRO SANTANA - UFRJ
Externa à Instituição - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI - UFRN