Banca de DEFESA: CAMILA SOARES DE MACEDO SILVA

DISCENTE: CAMILA SOARES DE MACEDO SILVA
DATA : 21/08/2023
LOCAL: UFPE/Recife

Mercado imobiliário de locação em centros históricos: as condutas dos proprietários e inquilinos frente a imóveis comerciais e de serviços nos bairros de São José e Santo Antônio

Centro Histórico do Recife; Mercado Imobiliário comercial; Aluguel; Agentes imobiliários.

Nas últimas décadas a temática do centro histórico ganha relevância a partir de mudanças que impulsionaram a volta do interesse do capital para essas áreas, revelando a importância do conhecimento do funcionamento do mercado imobiliário nos centros históricos brasileiros. No caso específico do Centro Histórico do Recife, através de estudos foi possível realizar algumas constatações, como a predominância do mercado de locação envolvendo imóveis comerciais e de serviços. Algumas áreas desse centro histórico, como os bairros de São José e Santo Antônio, ganham evidência pela predominância das atividades comerciais, principalmente no que se refere ao comércio popular, apresentando ruas de especialidades e grande fluxo de pedestres. O caráter local desse comércio também chama a atenção em um mercado cada vez mais globalizado. Diante desse contexto, a atuação dos agentes do mercado imobiliário de locação ganha relevância, uma vez que seus perfis e seu comportamento podem interferir na atual dinâmica da área e em sua conservação. Assim, o objetivo do estudo é investigar as condutas dos proprietários/locadores e inquilinos no mercado imobiliário de imóveis comerciais em centros históricos, bem como a implicação dessas condutas nos preços de locação, tendo como objeto empírico de análise parte dos bairros de São José e Santo Antônio. Para tanto, algumas reflexões teóricas são realizadas em torno dos centros históricos e de sua relação com a centralidade urbana, fato que, com o passar dos anos, coloca esses centros como objeto de interesse, sobretudo do mercado imobiliário comercial. A observação do processo de formação e evolução dos bairros de São José e Santo Antônio revela que essas áreas, originalmente residenciais, gradualmente se transformam em espaços propícios para abrigar a atividade comercial. A partir da caracterização de parte desses bairros no que se refere a sua estrutura física e de localização, além da realização de entrevistas com os principais agentes imobiliários da área, proprietários/locadores e inquilinos, foi possível refletir sobre o reflexo de suas condutas na conformação do espaço e nos preços do mercado de locação. Essas condutas, apesar de serem provenientes de perfis distintos de proprietários/locadores, seguem um mesmo padrão diretamente relacionado com a localização não reproduzível dos imóveis e com a utilização produtiva do solo para atividades comerciais por parte dos inquilinos.

Presidente - 2132349 - NORMA LACERDA GONCALVES
Interna - 2066688 - IANA LUDERMIR BERNARDINO
Externo ao Programa - 1080166 - DIEGO BEZERRA DE MELO MACIEL - UFPEExterno à Instituição - MARCO AURÉLIO ARBAGE LOBO
Notícia cadastrada em: 18/08/2023 14:48