Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR DOMICIO DE MENESES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR DOMICIO DE MENESES
DATA : 04/08/2023
LOCAL: Remota

O PROJETO COMO UM JOGO: POSSIBILIDADES DO USO DE JOGOS PARA ENSINO DE DESENHO URBANO

Desenho urbano. Ateliê de projeto. Aprendizagem significativa. Jogos. Game Design.

: Admitindo como pressupostos que a cidade contemporânea deva ser compreendida de forma interescalar que o aluno do século XXI é mais dinâmico e conectado e isto demanda um novo método de ensino e que o jogo possui propriedades didáticas e de engajamento no ensino, este trabalho propõe-se a discutir sobre jogos para ensino (jogos educativos e serious games) e jogos de projeto (design games), buscando aplicá-los no âmbito do ateliê de projeto do curso de arquitetura e urbanismo. A pesquisa parte de uma base teórica composta pelos conceitos de Ensino Reflexivo, de Donald Schon, Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, e Interação Lúdica Significativa de Katie Salen e Eric Zimmerman. O jogo para educação é compreendido, nesta pesquisa, como um sistema lúdico interativo, ou seja, uma rotina de ações relacionadas cujo objetivo é proporcionar uma interface de experimentação e aprendizagem colaborativa. O objetivo geral do trabalho é propor um método de ensino de desenho urbano baseado nos jogos e na Teoria da Aprendizagem Significativa e avaliar sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem com alunos de Arquitetura e Urbanismo. Configura-se como uma pesquisa exploratória, propositiva e qualitativa. Adota-se como método o Design Science Research (DSR), buscando aplicação do conhecimento científico através da proposição de soluções para os problemas encontrados. A pesquisa é composta pelas seguintes etapas: a) Revisão de Literatura; b) Estudo de caso; c) Experimentações de jogo em sala de aula; d) Elaboração de diretrizes para o jogo; e) Proposição e produção de jogo para ensino de desenho urbano; f) validação do jogo; g) avaliação do desempenho do jogo. A revisão de Literatura e os estudos de caso compõem a base teórica da pesquisa, sobre desenho urbano, ensino superior e jogo. Na etapa de experimentação de jogo, busca-se a realização de testes com protótipos utilizando a estratégia da experimentação para coletar o feedback dos alunos como informação para elaboração do jogo definitivo. Na elaboração de diretrizes, há uma síntese das informações teóricas em empíricas levantadas para embasar o artefato. Na proposição e produção do jogo, ocorrerá o processo de projeto e a prototipagem do produto. Na validação do jogo, a etapa final, serão realizadas três oficinas de projeto em diferentes faculdades de arquitetura e urbanismo do Ceará e de Pernambuco, objetivando testar o produto e avaliar sua influência no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa pretende contribuir para o debate sobre o ensino de desenho urbano e auxiliar na formação integral do aluno de arquitetura e urbanismo através de processos didáticos lúdicos, relevantes e mais adequados ao ensino contemporâneo.

Externa à Instituição - HULDA ERNA WEHMANN - UFABC
Interna - 2066688 - IANA LUDERMIR BERNARDINO
Interna - 1963579 - JULIETA MARIA DE VASCONCELOS LEITE
Presidente - 2155041 - LETICIA TEIXEIRA MENDES