Banca de DEFESA: LUIZA DE MELO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZA DE MELO SILVA
DATA : 29/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Recife
TÍTULO:

Singularidades das lutas urbanas no Recife: apropriação da rua em sentido de festa como prática de resistência nas experiências político-culturais do MST-PE.

.


PALAVRAS-CHAVES:

Direito à cidade; Apropriações; MST; Festa; Cultura Popular


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Sob a tutela da palavra de ordem do direito à cidade se manifesta um vasto repertório de reivindicações que orientam demandas ao Estado, ressonando insatisfações advindas das mais variadas agendas de ação política, mas que convergem pelo sentido de crítica comum ao modo de vida urbano. Refazendo a trajetória conceitual do termo, que tem sua origem datada na publicação do texto Le Droit à La Ville de Henri Lefebvre, em 1968, realizamos o exercício de tentar interpretar o significado dessa ideia força, em sua profundidade, e na aplicação prática cotidiana pelos movimentos de luta organizada na e pela cidade. Interessa-nos aqui investigar como a apropriação da rua em sentido de festa se insere no repertório das lutas urbanas no Recife. A pesquisa investiga os sentidos da apropriação e cotidianidade na dinâmica urbana contemporânea elegendo a festa de rua como base de interpretação da tensão estético- discursiva desvelada entre os avanços de um capital urbanizador globalizado e a proposição da cidade, fruto de uma atividade participante. Para tanto, discutimos a incorporação dessa performance festiva reivindicativa na gramática de luta do MST, um movimento campesino, que reorienta-se e atualiza-se, aproximando-se do trabalhador urbano ampliando suas trincheiras em direção à cidade. Tem como objetivo identificar os diversos papéis que as apropriações da rua em sentido de festa desempenham na cidade do Recife, apontando sua contribuição para o acionamento de resistências que lançam a aposta emancipatória de transformação radical da sociedade pela via da utopia concreta do direito à cidade. Orientados sob o método da antropologia da cidade, analisamos como se reinventa a vida social e suas lutas pelo ângulo da festa a partir do estudo de caso das ações do projeto político-cultural do MST em Pernambuco organizados em torno de seu espaço sede na capital, o Armazém do Campo do Recife, tomando como situações sociais os casos do “São João Solidário”, do "Samba da Classe Trabalhadora" e dos “Tambores da Resistência”, compreendidos como elaborações de novas frentes de ação, socialização e comunicação política entre o Movimento e sua base de apoiadores na cidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1380123 - DANIELLE DE MELO ROCHA
Externo ao Programa - 1028878 - HUGO MENEZES NETO - UFPEPresidente - 1963579 - JULIETA MARIA DE VASCONCELOS LEITE
Interna - ***.319.034-** - LIVIA IZABEL BEZERRA DE MIRANDA - UFPE
Notícia cadastrada em: 26/07/2023 09:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06